Poíesis e Ensino-Aprendizagem: a Revelação e a Criação de Sentidos
A conquista de uma cidadania esclarecida é certamente o maior «passaporte para a vida» que a universidade pode proporcionar aos/às seus/suas estudantes.
Cristina Albuquerque
A Universidade de Coimbra (UC) concebe, desde há vários séculos, a sua missão de ensino, investigação e transferência de saber sob o mote da formação de cidadãos livres e comprometidos com um futuro sustentável e com a construção de sociedades mais justas. O reconhecimento, cada vez mais consolidado nacional e internacionalmente, da investigação que produz e da qualidade do ensino, com diversas áreas posicionadas em lugares cimeiros dos rankings internacionais, contribuem para a preparação de cidadãos para o futuro, capazes de responder adequadamente a desafios societais e a exigências, cada vez mais prementes e diferenciadas, de empregabilidade em diversas áreas. A UC assume, pois, de forma inequívoca, ao longo dos 735 anos que agora se comemoram, o papel de «porta giratória» de saberes, de desafios, de aprendizagem ao longo da vida e de transições. E, por isso, é também, e sobretudo, o locus de uma construção pessoal, de respeito pela diversidade, de uma visão de mundo e das pessoas, capaz de potenciar decisões em prol da justiça, do humanismo e do equilíbrio ético entre o poder e o dever. As vivências e aprendizagens multifacetadas que a universidade proporciona participam substantivamente da construção de uma matriz de ação sobre o mundo, que se quer responsável e consciente.
Assim sendo, poucas palavras transmitem tão adequadamente esta raiz essencial como aquela que serve de mote a este texto e à ideia estruturante da XXVII Semana Cultural da UC. À noção de Poesia (etimologicamente derivada do conceito grego de poíesis) associam-se ideias de criação, de conjugação de sentidos e de redefinição de realidades que se consubstanciam nos eixos de missão da UC. A criação de ambientes de ensino-aprendizagem, em particular, evidencia um conjunto de orientações, plasmadas nas diversas ações em desenvolvimento, e associadas a uma conceção de poíesis: a construção e o estímulo ao pensamento crítico e ao desenvolvimento de um fazer criativo e experiencial que redefina o saber sobre a realidade existente, a cocriação ativa e criativa de novas realidades e conhecimentos, a possibilidade de viver de maneira autêntica e criativa e de dar sentido à própria existência, o incentivo e preparação para a transformação fundamentada das estruturas sociais e para a criação de novos modelos de convivência humana. Em suma, a assunção de uma pedagogia maiêutica potenciadora de conhecimento científico e de atenção à existência do outro como «dever-ser».
Tais propósitos têm estado plasmados num conjunto de iniciativas do pelouro do Ensino, que se aprofundarão e consolidarão continuamente: a criação de um Centro de Inovação Pedagógica (INOV3P), financiado pelo PRR Mais Digital, que pretende, numa parceria com mais uma dezena de IES da região Centro e de Lisboa, potenciar a inovação pedagógica e o apoio aos docentes; a criação e o início de funcionamento do UC Factory Lab, que permite simular um ambiente fabril e dotar a aprendizagem na área das engenharias de maior nível de experimentação e de saber hands-on; a criação (em curso) de um Centro de Bem-Estar (Happiness Campus), que permite disponibilizar iniciativas e respostas potenciadoras de bem-estar integral e de criatividade para toda a comunidade UC; a consolidação da tutoria interpares da UC (Step by Step) e de novos mecanismos de mentoria e acompanhamento para os/as respetivos estudantes, tendo em vista o aumento do sucesso escolar e a prevenção do abandono, a criação de unidades curriculares transversais para formação adicional em diversos domínios disciplinares (nomeadamente competências digitais, empreendedorismo e ética), entre outras medidas e ações mais específicas.
Em termos globais, o início da lecionação de cursos conferentes de grau (uma licenciatura e dois mestrados) no Campus UC da Figueira da Foz, bem como a reforma da oferta formativa em diversos domínios, cujos contornos e critérios se encontram em definição, consubstanciam a atenção da UC sobre a realidade sociolaboral, que se redefine, e a capacidade de renovação que ao longo dos séculos tem demonstrado.
A UC, com a sabedoria associada à sua maturidade, à força dos seus valores e à sagacidade das convicções com que sempre enfrenta os desafios, sabe que as pessoas são o seu ativo mais importante e que só a vontade agregada em prol de causas e da qualidade do que ensina e investiga a projetam sempre mais longe. A conquista de uma cidadania esclarecida é certamente o maior «passaporte para a vida» que a universidade pode proporcionar aos/às seus/suas estudantes. É, pois, poíesis, criação, descoberta e capacidade para olhar mais longe…