a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Casa dos Melos | Melos' House


1
 
23


DenominaçãoName
Casa dos Melos

Melos’ House

Ocupação atualCurrent occupation
Faculdade de Direito, parcialmente desocupado

Faculty of Law, partially unoccupied
PropriedadeOwnership
Universidade de CoimbraUniversity of Coimbra


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

Revelador dos cânones revivalistas renascentistas do século XVI, o edifício é resultado de uma profunda campanha de obras de reconversão para a instalação da Escola de Farmácia da Universidade de Coimbra, dirigida pelo arquiteto Augusto de Carvalho da Silva Pinto entre 1912 e 1915.

As fachadas estão pontuadas com janelas simples, de avental, as armas de fé dos pontífices romanos Clemente VII e Paulo III, e um portal amplo, encimado por frontão triangular que antecede o pátio de entrada, a partir do qual se tem comunicação com o interior do edifício.

Entre os vestígios originais preservados encontra-se uma janela de canto, in situ, uma outra anterior, de arco quebrado e bipartido, entretanto depositada no Museu Nacional de Machado de Castro, e parte da varanda interior, parcelarmente reconstruída pela DGEMN nas décadas anteriores.


A colunata do patio segue o estilo arquitetónico típico dos colégios renascentistas construídos na cidade no século XVI.

Displaying the Renaissance revivalist canons of the 16th century, the present building is the result of a profound campaign of adaptation to the Pharmacy School, supervised by architect Augusto de Carvalho da Silva Pinto between 1912 and 1915.

The façades display simple apron windows, the coats of arms of the Roman Popes Clement VII and Paul III, and a wide portal, crowned with a triangular pediment that precedes the entrance patio, which provides access to the interior of the building.

Amongst the original preserved remains, there is a corner window, in situ, another one before that, with a bipartite ogival arch (presently stored at the Machado de Castro National Museum), and part of the inner balcony, partially rebuilt by the Directorate-General for National Buildings and Monuments (DGEMN) some decades ago.

The colonnade erected in the courtyard follows the architectural style used in Renaissance colleges built in the city in the 16th century.


Intervenção proposta

Proposed intervention

Após a transferência dos serviços de gestão e administração da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra para as suas instalações no Pólo III, deverão ser iniciados os trabalhos para a instalação da Biblioteca da Faculdade de Direito neste edifício, segundo um projeto de remodelação da autoria do arquiteto Álvaro Siza.

Previamente foram realizados trabalhos de Arqueologia Preventiva com o objetivo de promover a avaliação e caracterização do potencial arqueoestratigráfico da área em questão.
After the management and administration services of the Faculty of Pharmacy were transferred to new facilities in the recently created Campus III, works of renovation (designed by architect Álvaro Siza Vieira) will begin in order to establish the Library of the Law School there.


Before drawing up the project for the new Law School Library, the University of Coimbra promoted a preventive archaeological intervention in order to assess and characterise the archaeological-stratigraphic potential of this area.