Igreja
No ano de 1441, João Gomes da Silva instituiu a missa quotidiana na capela primitiva dedicada a São Marcos. Passados dez anos foi erguido, no local da ermida, o Mosteiro do mesmo orago por doação de D. Brites de Menezes aos frades hieronimitas. Estas campanhas de obras quatrocentistas estiveram a cargo do mestre Gil de Sousa, arquiteto do rei D. Afonso V. No reinado de D. Manuel I foram executadas importantes obras que vieram a alterar a feição arquitetónica do edifício. Estas estiveram a cargo do mestre de obras, Diogo de Castilho e do escultor Nicolau Chanterene, tendo este último executado o retábulo da capela-mor. De finais do século XVI, mais concretamente de 1574, data a capela dos Reis Magos.
A Igreja de planta longitudinal apresenta um portal manuelino, em arco quebrado, com forte decoração naturalista. Na capela-mor destaca-se a abóbada de nervuras estrelada suportada por mísulas, o retábulo renascentista do altar mor em pedra policromada, dividido em duas partes com figuras dispostas na bancada. no soco e nos frontões, e o acervo de túmulos, entre os quais se encontra o da fundadora deste convento, D. Brites de Menezes. Na nave observamos o conjunto de estruturas tumulares tardo-góticas e renascentistas - à direita da porta de entrada podemos observar os túmulos de Aires Gomes da Silva e Gonçalo Gomes da Silva, executados pelo artista coimbrão Diogo Pires-o-Moço. Em frente ao púlpito, num tratamento típico do gótico flamejante, encontra-se o belíssimo monumento funerário com estátua jacente, ornatos na face e um cortinado pétreo suspenso de Fernão Teles de Menezes, realizado por Diogo Pires-o-Velho.
Anexa à nave encontra-se a capela dos Reis Magos com pórtico em arco redondo, envolvido por pilastras, colunelos, medalhões e com cobertura cupular assente em cornija circular. Salienta-se ainda nesta capela o retábulo com meias figuras de apóstolos e, nas paredes laterais, os túmulos maneiristas datados de cerca de 1572, onde repousam as ossadas de Aires Gomes da Silva-o-Velho e de D. Antónia de Vilhena e seu marido Diogo da Silva.