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Perguntas Frequentes

1. Pagamentos de faturas aos SASUC

O pagamento de faturas emitidas pelos SASUC poderá ser efetuado através dos seguintes meios:

  • através da referência Multibanco que consta da fatura
  • presencialmente no posto de tesouraria sendo aceites os seguintes meios de pagamento: numerário e cartão de débito
  • alternativamente por transferência bancária, devendo solicitar o IBAN através do endereço tesouraria@sas.uc.pt, sendo necessário o envio do respetivo comprovativo com identificação do número de aluno ou de cliente para tesouraria@sas.uc.pt.

No caso dos alunos delegados numa residência universitária, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou presencialmente no posto de tesouraria.

Qualquer questão adicional poderá ser colocada à equipa do Núcleo de Tesouraria presencialmente, por correio, e-mail ou telefone, nos dias úteis das 9:30 às 12:30 horas e das 14:30 às 17:00. [Contactos]

2. Pagamentos de faturas a fornecedores

Em 21 de fevereiro de 2012 foi publicada a Lei nº 8/2012, conhecida como Lei dos compromissos e pagamentos em atraso (LCPA), que estabelece um conjunto muito rígido de normas para realização de despesa pública, reforçando os princípios que norteiam a realização de tal despesa, princípios esse já previstos no ordenamento jurídico nacional.

Face ao quadro legal supramencionado, informa-se:

Nos termos do n.º 2 do artigo 9.º da LCPA “Os agentes económicos que procedam ao fornecimento de bens ou serviços sem que o documento de compromisso, ordem de compra, nota de encomenda ou documento equivalente possua a clara identificação do emitente e o correspondente número de compromisso válido e sequencial, obtido nos termos do n.º 3 do artigo 5.º da presente lei, não poderão reclamar do Estado ou das entidades públicas envolvidas o respetivo pagamento ou quaisquer direitos ao ressarcimento, sob qualquer forma.”

Em conformidade com o n.º 3 do artigo 5.º da referida Lei, “os sistemas de contabilidade de suporte à execução do orçamento emitem um número de compromisso válido e sequencial que é refletido na ordem de compra, nota de encomenda, ou documento equivalente, e sem o qual o contrato ou a obrigação subjacente em causa são, para todos os efeitos, nulos.”

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) encaram com grande respeito a relação existente com os seus fornecedores, procurando sempre cumprir com os prazos de pagamento acordados.

Neste âmbito, poderá consultar a divulgação relativa aos Prazos Médios de Pagamento e Pagamentos em Atraso na área de [Publicitações Legais]

3. Sou um fornecedor, como posso obter apoio ou informação específica sobre uma situação relacionada com a minha conta corrente?

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) encaram com grande respeito a relação existente com os seus fornecedores.

No âmbito da gestão da relação entre os SASUC e os seus Fornecedores, é disponibilizado um canal de atendimento que permite registar e propor respostas que resolvam as situações apresentadas relativamente à gestão de contas correntes.

O atendimento de carácter financeiro é assegurado pela equipa do Núcleo Financeiro presencialmente, por correio, e-mail ou telefone, nos dias úteis das 9:30 às 12:30 horas e das 14:30 às 17:00. [Contactos]

4. Sou um aluno ou cliente, como posso obter apoio ou informação específica sobre uma situação relacionada com a minha conta corrente?

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) encaram com grande respeito a relação existente com os alunos da UC e restantes clientes.

No âmbito da gestão da relação entre os SASUC e os alunos alojados nas residências universitárias, é disponibilizada informação relativa às respetivas contas correntes através do portal: https://portal2.sas.uc.pt/omeuprocesso/Login.aspx

No âmbito da gestão da relação entre os SASUC e os alunos e clientes, é disponibilizado um canal de atendimento que permite registar e propor respostas que resolvam as situações apresentadas relativamente à gestão de contas correntes.

O atendimento de carácter financeiro a alunos e clientes é assegurado pela equipa do Núcleo de Tesouraria presencialmente, por correio, e-mail ou telefone, nos dias úteis das 9:30 às 12:30 horas e das 14:30 às 17:00. [Contactos]

5. Sou um aluno bolseiro, qual o prazo de pagamento das minhas faturas de alojamento?

O pagamento das mensalidades seguintes terá lugar no prazo de 2 dias após o recebimento da bolsa ou complemento de alojamento, caso este não ocorra até ao dia 15 de cada mês.

(alínea b) do artigo 18º do Regulamento n.º 550/2018 - Regulamento Geral das Residências Universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra)