Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Enquadramento Estratégico

Missão

De acordo com os Estatutos da Universidade de Coimbra, os SASUC constituem uma das unidades e serviços centrais da Universidade de Coimbra (UC), dotados de autonomia administrativa e financeira, aos quais cabe desenvolver a ação social universitária no âmbito desta Instituição de Ensino Superior. A sua missão encontra-se estatutariamente definida:

“Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) prosseguem os objetivos que a lei lhes atribui, apoiando os estudantes:

a) Com medidas de apoio social direto: bolsas de estudo e auxílios de emergência;

b) Com medidas de apoio social indireto: acesso à alimentação e ao alojamento, acesso a serviços de saúde, apoio a atividades culturais e desportivas, e acesso a apoio psicopedagógico e a outros apoios de carácter educativo.”.

(Estatutos da Universidade de Coimbra, art.º 28.º, n.º 1)


Visão

Enquanto unidade orgânica da Universidade de Coimbra, embora com autonomia administrativa e financeira, a missão dos SASUC contribui para alcançar a visão da UC:

“Ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável.”

(Plano Estratégico da Universidade de Coimbra, 2019-2023)


Para perseguir este desígnio, torna-se indispensável envolver, valorizar e cuidar da comunidade académica, na plena convicção de que todas as pessoas são importantes para que se atinja o sucesso e que só com a consciência e empenhamento coletivos alcançaremos o futuro desejado.


Valores

Neste contexto, o modelo de atuação dos SASUC assenta nos seguintes princípios orientadores definidos no Plano Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023:

Valores-SASUC.png

Planeamento estratégico

As instituições de grande dimensão como a Universidade de Coimbra têm o grande desafio de conseguir alinhar os esforços individuais de todos os membros da comunidade académica. Neste âmbito, os SASUC integram o processo de planeamento estratégico da UC, a partir do qual, alinham o seu Plano de Ação para o quadriénio 2019-2023.

Potenciador desse alinhamento, o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra, consubstancia-se como um instrumento determinante para que a UC possa enfrentar os desafios futuros, ao definir um conjunto de objetivos comuns a toda a comunidade e ao contribuir para a utilização eficiente e coordenada dos recursos disponíveis. Pode aceder ao Plano Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023, clicando numa das imagens:



PlanoEstrategico2019-2023.png



PlanoEstrategico2019-2023.png
Versão Pública (acesso livre)
Versão Completa (requer acesso)

Plano de Ação

Na preparação do Plano de Ação SASUC 2019-2023 houve a preocupação de definir ações e metas em todos os pilares e eixos de missão, bem como nas dimensões relativas à Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Pode consultar o Plano de Ação SASUC 2019-2023 clicando sobre a imagem

PlanoDeAcao2019-2023.png

Versão Completa (requer acesso)