O Fundo de Ação Social António Luís Gomes destina-se à atribuição de apoios financeiros extraordinários a estudantes, associados efetivos da Associação Académica de Coimbra, tendo como fim o combate ao abandono escolar e a diminuição da exposição a situações socioeconómicas de elevada vulnerabilidade.

Os apoios referidos visam fazer face a situações de comprovada emergência, em que a/o estudante apresenta um grave risco de sobrevivência, por não possuir ou ter deixado de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas, encontrando-se em situação que coloca também em risco a continuidade do seu percurso académico.

Podem beneficiar de apoios financeiros do Fundo de Ação Social António Luís Gomes as/os estudantes, nacionais ou internacionais, matriculadas/os e inscritas/os na Universidade de Coimbra, em ciclo de estudos de licenciatura (1.º ciclo), de mestrado (2.º ciclo), de mestrado integrado e de doutoramento (3.º ciclo), que cumpram os requisitos de elegibilidade previstos no regulamento.

Os apoios revestem natureza extraordinária, destinando-se a minorar ou a suprir a situação de grave carência económica da/do estudante e a prevenir situações de abandono escolar. O valor limite dos apoios financeiros a ser atribuídos, a cada estudante, por ano letivo, corresponde a 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais em vigor no início do ano letivo.

Telefone: 239 851 050 (chamada para rede fixa nacional)

E-mail: geral@academica.pt ou fundo_alg@sas.uc.pt

Morada: Rua Padre António Vieira, S/N 3000-315 Coimbra