/ Apoios / Bolsas de Estudo e Outros Apoios

Fundo de Apoio Social - FAS

As candidaturas ao FAS decorrem de 24 de março a 31 de maio de 2024

O que é o Fundo de Apoio Social (FAS)?

É um apoio específico da Universidade de Coimbra, complementar às bolsas de estudo.

O FAS tem o duplo objetivo de:

• Comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com manifestas e comprovadas dificuldades económicas;

• Fazer face a situações de comprovada emergência entendidas como situações de grave risco de sobrevivência de um aluno que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação.

Como posso concorrer?

A candidatura é realizada aqui. As credenciais de acesso (e-mail e palavra-passe) são as do Inforestudante.

Quem pode concorrer?

Todos os estudantes não bolseiros, matriculados e inscritos, na Universidade de Coimbra, em ciclos de estudo de licenciatura (1.º ciclo), de mestrado (2.º ciclo), de mestrado integrado e de doutoramento (3.º ciclo), cujo rendimento per capita mensal do agregado familiar não seja superior a 1,8 IAS – Indexante dos Apoios Sociais – em vigor à data de abertura de candidaturas (em 2024, este valor é de 916,67€) e que reúnam as condições previstas no regulamento em vigor.

Que documentos devo anexar à candidatura?

Devem ser anexados:

• A declaração de IRS do ano civil anterior (2022) ou declaração de isenção de IRS;
  • Comprovativo do IBAN.

No âmbito da análise da candidatura, podem ser solicitados documentos adicionais.

Onde posso consultar o estado da minha candidatura?

Podes consultar o estado da tua candidatura no Portal "O meu processo".

Mais informações

Para mais informações, consulta as questões frequentes (FAQ), o Regulamento e os manuais de apoio.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na candidatura, contacta-nos:

• Por e-mail: gabadmin@sas.uc.pt;
  • Por telefone: 239 855 953 (chamada para rede fixa nacional);
  • Presencialmente: no Student Hub.