Em que consiste o apoio?

Atribuição de apoio financeiro direto para o pagamento de mensalidades de alojamento (em residência universitária ou em alojamento privado), devidamente comprovadas por recibos de pagamento do alojamento existentes desde o início do ano letivo (setembro de 2022) até à data de submissão do requerimento.

Quem pode requerer?

Estudantes não bolseiros ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (RABEEES); deslocados (cf. descrito no artigo 18.º do RABEEES), beneficiários de abono de família até ao 3.º escalão; e que satisfaçam as condições de elegibilidade para bolsa de estudo, com exceção do limiar de carência previsto na alínea g) do artigo 5.º e do limiar ao património mobiliário previsto na alínea h) do referido artigo.

Prazos para submissão do requerimento

  • Até 31 de março de 2023
  • Pode ainda ser submetido de 1 de abril a 31 de maio de 2023, sendo, nesse caso, o apoio circunscrito ao mês de submissão do requerimento e seguintes até ao fim do ano letivo ou do estágio

Como requerer?

Através do preenchimento e submissão do requerimento disponível em ucsocialsupport.uc.pt, anexando a

Documentação obrigatória:

  1. Comprovativo da morada fiscal do agregado familiar e da morada em tempo de aulas;
  2. Comprovativo de ser beneficiário, à data do requerimento, de abono de família até ao 3.º escalão;
  3. Comprovativo de nacionalidade portuguesa ou título de autorização de residência permanente em Portugal ou outro comprovativo do requisito de elegibilidade previsto no artigo 5.º, alínea a) do RABEEES;
  4. Certidões comprovativas da não existência de dívida tributária e contributiva;
  5. Recibos de pagamento do alojamento existentes desde o início do ano letivo até à data de submissão do requerimento (recibos eletrónicos ou recibos + contrato de arrendamento);
  6. Comprovativo do IBAN (número de identificação bancária)

Questões frequentes (FAQ)

Consulte, por favor, a página da DGES

Informação complementar

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior

Despacho n.º 3163/2023 (2.ª série)

Bolsas Gulbenkian de Mérito

Gulbenkian cria bolsas de mérito para jovens candidatos ao ensino superior com elevada qualificação escolar e escassos recursos financeiros. O período de candidaturas decorre de 1 a 24 de outubro.

As novas Bolsas Gulbenkian Mérito vêm reforçar os apoios atribuídos ao longo dos últimos anos a jovens de elevado potencial que se candidatam ao primeiro ano do ensino superior e que apresentam mais dificuldades económicas. O número de bolsas passará, assim, das 85 atribuídas em 2021/22 para 500 novas bolsas este ano letivo, o que representa um aumento quase seis vezes superior face ao ano anterior. A Gulbenkian realizará uma despesa anual de um milhão de euros com estas bolsas; a renovação das mesmas durante todo o percurso académico dos estudantes corresponderá a um apoio de cinco milhões de euros.

Serão elegíveis os alunos que tenham sido colocados numa instituição portuguesa de ensino superior, através do concurso nacional de acesso, com nota de entrada igual ou superior a 17 valores, rendimento familiar anual per capita até 12.000€ e que apresentem comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

O valor anual da bolsa a atribuir será de 2.000 € para todos os alunos selecionados, que será reforçado com um valor adicional único de 2.000 €, caso o aluno frequente um semestre numa universidade no estrangeiro, no âmbito de um programa de mobilidade internacional. Este apoio suplementar permitirá aos estudantes o acesso a uma experiência relevante e enriquecedora para o seu percurso pessoal e de formação, que na maior parte dos casos não chega a realizar-se por falta de meios financeiros.

Com as Bolsas Gulbenkian de Mérito, a Fundação Gulbenkian procura continuar a potenciar o papel da educação e contribuir para uma maior equidade social, dando uma oportunidade aos alunos mais brilhantes e fomentando o potencial impacto futuro destes bolseiros na sociedade.