Selo Green Grease aos SASUC

17 maio

César Henriques, António Figueiredo e Nuno Correia

Selo “Green Grease”nas cantinas dos SASUC

As cantinas dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) receberam ontem o selo “Green Grease” atribuído pela empresa EcoX-perience. Esta distinção, que foi entregue pelo coordenador do projeto César Henriques ao vice-reitor António Figueiredo e ao administrador Nuno Correia, significa que estes es-paços estão preocupados com questões ambientais. Na prática, o “Green Grease”, que conta com o apoio da Quercus, é um projeto inovador a nível nacional de economia circular que promove a recolha dos óleos alimentares usados nas cantinas com o objetivo de serem reaproveitados para a produção de detergentes ecológicos. Ao todo, já foram alvo de tratamento mais de 5.000 litros de óleo alimentar que deram origem a detergente para a limpeza do chão, lavar a loiça e limpeza dos vidros naquele espaço.

Segundo César Henriques, “trata-se de um processo de otimização destes óleos, de forma a que no final eles tenham um reduzido custo ambiental”. Do lado dos SASUC, o administrador Nuno Correia  reconheceu que este projeto se insere no plano estratégico da Universidade de Coimbra para a sustentabilidade do planeta.

Já o vice-reitor António Figueiredo reconheceu que este tipo de projetos são fundamentais para ajudarem nesta caminhada. “Neste caso, trata-se de um projeto em que temos um carinho muito especial, pois ele nasceu no seio da formação que é ministrada em toda a ins-tituição”, frisou o docente, que aproveitou ainda para agradecer a escolha dos SASUC para a implementação deste projeto. | António Alves