Psicóloga clínica dos SASUC recebe louvor público na área da Saúde Mental

Maria João Martins recebeu louvor pelo trabalho desenvolvido na comissão técnica criada no âmbito do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior.

26 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

O reconhecimento veio através do Despacho n.º 4063/2024, publicado em Diário da República no dia 15 de abril, onde a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretária de Estado da Promoção da Saúde concederam um louvor público aos elementos da comissão técnica.

A comissão técnica teve como objetivo implementar projetos voltados para a saúde mental e bem-estar nas Instituições de Ensino Superior, com foco na criação de uma resposta mais adequada ao crescente número de pedidos de apoio dos estudantes.

O relatório intitulado "Acessibilidade, Cooperação e Conexões para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior", apresentado publicamente no dia 24 de outubro de 2023, foi o ponto de partida para a implementação do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. Este visa apoiar o desenvolvimento de estratégias que contribuam para o sucesso académico dos estudantes, bem como para o seu desenvolvimento pessoal e para a transição para o mercado de trabalho.

A Saúde Mental da comunidade UC é uma das prioridades dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos SASUC. Com as crescentes respostas na área da saúde mental, os serviços pretendem dotar a comunidade de ferramentas que promovam a sua saúde e bem-estar emocional, bem como assegurar intervenções validadas empiricamente nas situações que o justifiquem. Atualmente, está implementado, na área da saúde mental, o modelo de intervenção stepped care, que se organiza numa abordagem em patamares, visando disponibilizar às pessoas que procuram ajuda a intervenção, em formato individual ou grupal, mais adequada.

Notícia disponível aqui.

Partilhe