Ciência Aberta e Ciência Cidadã

Fátima Alves
11 fevereiro, 2026 ≈ 3 mins de leitura

Hoje, na Universidade Aberta de Portugal, a investigadora e coordenadora Fátima Alves apresentou a comunicação "Ciência Aberta e Ciência Cidadã na Universidade Aberta: políticas, práticas e desafios institucionais" na sessão Abrir a ciência, ampliar o impacto, dedicada ao papel transformador da Ciência Cidadã na construção de uma ciência verdadeiramente aberta.

A mensagem central foi clara: abrir a ciência não é apenas disponibilizar resultados. É, sobretudo, repensar quem participa, que saberes contam e para quem se investiga.

Ciência Cidadã é uma opção epistemológica e política. Implica questionar:

  • quem tem legitimidade para produzir conhecimento;
  • que tipos de saber são reconhecidos (científicos, locais e tradicionais);
  • que problemas merecem investigação, a partir das realidades dos territórios.

A ciência nunca foi exclusivamente institucional. A Ciência Cidadã recupera e legitima práticas de produção de conhecimento que sempre existiram fora da academia.”

Um exemplo concreto no Brasil

  • A experiência apresentada, desenvolvida em territórios costeiros do Brasil no âmbito do Projeto Associado do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal da Rede Marangatu (CNPq), ilustra uma Ciência Cidadã crítica e situada, baseada em:
    • coprodução de conhecimento com comunidades tradicionais, povos indígenas e pescadores artesanais;
    • diálogo horizontal entre ciência, saberes tradicionais e cosmologias locais;
    • construção participada de protocolos de soberania de dados, prevenindo o extrativismo cognitivo;
    • utilização dos resultados em políticas públicas e na defesa de direitos territoriais.

Mensagem final:

  • Não basta abrir a ciência. É necessário transformar — e decolonizar — as práticas de produção de conhecimento.

Mais sobre o evento: https://portal.uab.pt/noticias/uab-promove-sessao-sobre-a-politica-de-ciencia-aberta/