Nota histórica: Um Olhar Sobre o Passado...

A Universidade de Coimbra é objecto de diversas iniciativas a nível cultural, oferecendo perspectivas sobre a sua evolução através dos séculos na sua já longa existência de mais de 700 anos.

Existe contudo um plano que não é habitual ser abordado: o papel desempenhado pelos Serviços de índole académica da Universidade de Coimbra, afinal de contas, tão antigos quanto a própria Instituição.

Este é o motivo porque aqui se preservam e disponibilizam estas páginas e imagens que contam a história dos serviços na área académica, recolhidas por diversos colaboradores do antigo Departamento Académico da Administração da Universidade, extinto com a entrada em funcionamento do Serviço de Gestão Académica (SGA) em 2011.

Viaje connosco no tempo através destas páginas!

Assim, no âmbito do projecto Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra em 2001, o então Gabinete de Estudos e Estatística apresentou, a título de participação no referido evento, uma página alusiva ao desempenho e evolução dos Serviços orientados para os Assuntos Académicos, através da recolha em documentos, tais como os Estatutos da Universidade de Coimbra, de 1559 e 1653, compêndio de Legislação Académica abrangendo os anos de 1772 a 1850, ou ainda diversos diplomas em que a actividade destes Serviços tenha assumido particular destaque.

Não se trata de apresentar um estudo histórico exaustivo, mas apenas e tão só oferecer aos mais curiosos uma perspetiva diferente da Universidade e de um dos seus componentes vitais.

A recolha aludida recaiu sobre as seguintes áreas:

O Escrivão do Conselho
O Bedel
Propinas
Certidões
Privilégios
Primeiro Regulamento da Secretaria

Agradecimentos

O Gabinete de Estudos e Estatística agradece de forma muito particular ao Professor Doutor Reis Torgal, à Drª. Graça Pericão, bem como à Drª. Ana Maria Bandeira, toda a ajuda prestada e atenção dispensada, sem as quais não teria sido possível a realização deste projecto. Bem hajam.

Coimbra, 1 de Março de 2001
O Gabinete de Estudos e Estatística, Departamento Académico da Administração da UC