Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Iniciativa Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) comemora uma década

Plataforma portuguesa que facilita acesso a conteúdos científicos, o RCAAP reúne 500 mil documentos em acesso aberto, com o número de downloads a rondar os 10 milhões por ano (1)
18 dezembro, 2018
RCAAP
RCAAP

Foi lançado em 2008, como Repositório Científico de Acesso Aberto - RCAAP. O objetivo era divulgar conteúdos científicos de acesso livre que estão dispersos por acervos de diferentes entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. E foi isso que fez.

Ao longo destes 10 anos, o RCAAP conseguiu disponibilizar trabalhos de uma rede de mais de 130 instituições de ensino superior nacionais e artigos de mais de 70 revistas científicas. Entre os conteúdos há comunicações, teses e dissertações que antes se encontravam distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. 

Nesta década, a produção científica aumentou de forma substancial. Atualmente existem mais de 500 mil documentos em acesso aberto no RCAAP, com o número de downloads a rondar os 10 milhões por ano, em localizações geográficas diversas. 

Os 10 anos de aniversário da plataforma são oficialmente assinalados esta segunda-feira, dia 17 de dezembro, com um evento no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Pode aceder ao site através do endereço www.rcaap.pt.

(1) Texto da notícia publicada em "SAPO" no dia 17/12/2018. Disponível em WWW: <https://tek.sapo.pt/extras/site-do-dia/artigos/plataforma-portuguesa-que-facilita-acesso-a-conteudos-cientificos-comemora-uma-decada>.