Formação para as Bibliotecas - EBSCO Discovery System

A decorrer nos próximos dias 17 e 18 de setembro de 2018

Formação FEUC

Vão decorrer duas sessão de formação sobre o EDS: EBSCO Discovery System, a cargo da formadora Sandra Brito, representante da EBSCO. Pretendem dar resposta a necessidades de formação dos profissionais das Bibliotecas e apoiá-los na utilização desta ferramenta junto dos seus utilizadores.  Esta formação é organizada pelo Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra em colaboração com a EBSCO.

Os serviços de descoberta representam uma  ferramenta que potencia a pesquisa realizada nos recursos de informação de uma instituição e  que permite obter resultados que vão sendo organizados em função dos interesses dos utilizadores. Permitem, ainda, ao utilizador realizar uma pesquisa simultânea em várias fontes de informação, sendo especialmente eficazes em pesquisas que têm como objetivo recuperar o maior número de documentos sobre determinado assunto.

O serviço de descoberta da EBSCO (EBSCO Discovery Service ou EDS) permite a pesquisa integrada em bases de dados referenciais e de texto completo ou de citações, e de coleções  locais, como é o caso do catálogo integrado das Bibliotecas da UC. O EDS é facilmente personalizável, tendo sido criado um perfil específico para as Bibliotecas da Universidade de Coimbra que contempla o catálogo, o repositório digital Estudo Geral para além das bases de dados com recurso a texto integral. Desta forma, é possível adaptar a pesquisa às necessidades dos utilizadores.