Estudo Geral recebe prémio RCAAP para melhor imagem

O Projeto RCAAP celebrou 10 anos de existência e atribuiu prémios de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas instituições de Ensino Superior portuguesas.
26 dezembro, 2018
Prémios RCAAP; Estudo Geral

Decorreu no passado dia 17 de dezembro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, o evento que assinalou o 10º aniversário do RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – numa organização conjunta FCT/FCCN,  Universidade do Minho e Universidade de Coimbra.

Foram entregues quatro prémios às instituições de todos os subsistemas do Ensino Superior em Portugal relacionados com a importância e relevo dos repositórios de Acesso Aberto.

Dentre estes prémios, destacamos o que foi atribuído ao Estudo Geral – Repositório Institucional da Universidade de Coimbra na categoria de instituição com melhor imagem de Repositório. Esta distinção resultou da votação realizada por toda a comunidade RCAAP, entre os dias 22 de outubro e 19 de novembro de 2018. Dessa votação resultaram quatro finalistas: RIA - Repositório da Universidade de Aveiro; Estudo Geral – Repositório Institucional da Universidade de Coimbra; Repositório da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; UBibliorum - Repositório da Universidade da Beira Interior. O repositório mais votado foi o Estudo Geral.

Os restantes galardões premiaram o cumprimento do Depósito Legal das teses e dissertações;  o melhor resultado na auditoria final à norma ISO 16363 que analisa a confiança dos repositórios digitais (como seja a capacidade de gerir e preservar o seu conteúdo a longo termo); e o volume de downloads a partir de origens externas.

Foi, ainda, homenageado o Dr. Eloy Rodrigues, que tem dedicado a sua carreira profissional à disseminação do Acesso Aberto. Eloy Rodrigues é diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e desde julho de 2008 lidera a equipa que operacionaliza o RCAAP, em parceria com a FCT|FCCN.

Para mais informações veja Aqui