Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Fundo Belisário Pimenta

Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Pimenta, historiador e publicista, nasceu em Coimbra a 3 de Outubro de 1879 e morreu em 1969, em Lisboa.
Frequentou a Escola do Exército e o 2.º ano da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra. Seguiu a carreira militar, passando à reserva em 1939, com o posto de Coronel.
Republicano, membro da maçonaria e anticlerical, Belisário Pimenta participou activamente na conspiração republicana. A 9 de Outubro de 1910, foi nomeado Comissário da Polícia em Coimbra, pedindo a exoneração do cargo dois meses depois. Foi candidato à Constituinte de 1911. Em 1914 militou nos Unionistas de Brito Camacho. Opôs-se à Ditadura Militar e ao Estado Novo. Deixou cedo a vida política e dedicou-se à investigação histórica, em particular da história local e militar.
Belisário Pimenta legou à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a Livraria e o Arquivo pessoais, entregues a esta Biblioteca em Agosto de 1970. De acordo com disposição testamentária, o arquivo foi aberto em Novembro de 1989 e disponibilizado ao público em 1993.
Deste fundo destacam-se 26 volumes de «Memórias». Colecção de originais autógrafos, produzida entre 1904 e 1963, que inclui a autobiografia em forma de diário, a transcrição de correspondência e documentos relacionados com a actividade maçónica, a descrição de viagens, e estudos históricos e literários.
O fundo iconográfico compreende uma colecção de negativos em vidro de fotografias com representações da vida militar e académica, fotografias paisagísticas, retratos de tipos populares e retratos de Belisário Pimenta e familiares.
© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas