Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Recursos

Nesta secção encontra um conjunto de recursos e ferramentas de apoio à integração da perspetiva de género em diversas áreas de ação das instituições académicas.    


IGUALDADE DE GÉNERO EM CONTEXTO ACADÉMICO

Gender equality in academia and research (GEAR tool)

Instrumento que fornece às universidades e instituições de investigação orientações práticas e ferramentas para a igualdade de género em todos os estágios da mudança institucional, desde a definição de um plano de ação até a avaliação de seu impacto. Publicação elaborada no âmbito do programa para o mainstreaming de género do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE).

Gender in research

Publicação elaborada no âmbito do programa para o mainstreaming de género do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), na qual é enquadrada a relevância do género neste área de política, assim como os principais objetivos, orientações e instrumentos de política para a igualdade na investigação a nível europeu e internacional.

Practical Guide to Improving Gender Equality in Research Organisations

Guia da autoria da Science Europe que fornece a base para a implementação de uma estratégia para a igualdade de género em instituições de ensino e investigação e entidades financiadoras do sistema científico.

Gender Equality and Diversity Competent Research Excellence Standards: Guiding Principles

Compêndio de princípios orientadores, elaborados no âmbito do projeto europeu GENOVATE, que têm como objetivo principal o desenvolvimento de códigos de prática institucionais para a avaliação da excelência na investigação.
Processos e conteúdos de investigação

INTEGRAÇÃO DA PERSPETIVA DE GÉNERO NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Checklist for Gender in Research

Instrumento simples mas detalhado, que elenca os requisitos para integrar a dimensão de Género em todas as fases do processo de investigação. Produzido pela consultora especializada Yellow Window, com o financiamento da Comissão Europeia.

Database of good practices of gender-sensitive research

Compêndio de 20 boas práticas, individualmente apresentadas e avaliadas. Produzido no âmbito do projeto EGERA, com o financiamento da Comissão Europeia.

Toolkit for Integrating Gender- Sensitive Approach into Research and Teaching

Documento com uma estrutura didática e reflexiva, com o intuito de providenciar ferramentas para a integração da Dimensão de Género, não só na investigação, como também nos curricula académicos. Produzido no âmbito do projeto GARCIA, com o financiamento da Comissão Europeia.

Toolkit Gender in EU-funded research

Levantamento e análise exaustivos das relações entre género e investigação, estabelecendo as diretrizes da União Europeia para a investigação sensível ao género. Com o intuito de fornecer competências para o seguimento destas, presta-se a um sólido enquadramento teórico e à exposição pormenorizada de vários estudos de caso em diversas áreas científicas, como as Nanociências, a Ecologia e a Cooperação Internacional. Produzido para a Comissão Europeia pela consultora especializada Yellow Window.

What is the Gender Dimension in Research?

Livreto que oferece um enquadramento teórico das interseções entre género e investigação, apresentando de seguida estudos de caso sobre aplicações concretas da Dimensão de Género em diversas áreas de investigação, como Saúde, Energia, Transportes e Agricultura. Publicado pelo Centro para a Perspetiva de Género do Conselho de Investigação Norueguês.

Gendered Innovations

Website que disponibiliza métodos práticos de apoio à análise de sexo/género para cientistas e engenheiros/as, e oferece estudos de caso como ilustrações concretas de como a integração destes métodos na investigação básica e aplicada produz excelência na ciência, saúde & medicina e na pesquisa e prática de engenharia. É um projeto conjunto da Universidade de Stanford, Comissão Europeia e National Science Foundation (EUA).

PROCESSOS E CONTEÚDO PEDAGÓGICOS

Toolkit for Integrating Gender-Sensitive Approach into Research and Teaching

Documento com uma estrutura didática e reflexiva, com o intuito de providenciar ferramentas para a integração da dimensão de género, não só na investigação, como também nos curricula académicos. Produzido no âmbito do projeto GARCIA, com o financiamento da Comissão Europeia.

Tools and Resources on Gender–Sensitive Teaching Methods in Higher Education

Compêndio de materiais online produzido pelo consórcio europeu Gender Baltic, que visa apoiar docentes do ensino superior na integrar a dimensão de género nos programas de ensino.

Collected good practices in introducing gender in curricula

Coletânea de 23 boas práticas de integração da componente de género nos curricula, compiladas pelas seis universidades que integram o consórcio europeu EGERA.

Guidelines on Gender Fair Curriculum Development

Guião com orientações práticas para a construção de curricula com perspetiva de género.

CONDIÇÕES DE TRABALHO, RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E PROGRESSÃO NA CARREIRA

Unconscious bias and higher education

Documento que apoia as instituições de ensino superior na compreensão e identificação de vieses inconscientes/implícitos e a perceber como reduzir o seu impacto, com particular foco nos processos de seleção e recrutamento de pessoal.

Self Assessment Tool: “The Open, Transparent, Merit Based Recruitment Toolkit seen through gender equality lenses. A First Attempt”

Ferramenta desenvolvida no âmbito do projeto europeu GEARING-Roles, com o objetivo de promover processos de recrutamento inclusivos através da auto-avaliação institucional.

Guia elaborado no âmbito do projeto europeu GENOVATE, que delineia orientações para universidades e instituições de investigação que pretendem implementar  medidas de igualdade de género em processos de seleção, promoção e progressão de docentes e investigadores/as e de fortalecimento da presença de mulheres em cargos de liderança e chefia.

Gender-sensitive Design of Criteria and Recruitment, Appointment and Promotion Processes in Academia

Manual elaborado no âmbito do projeto europeu FESTA, com o intuito de apoiar o desenho de processos de recrutamento, promoção e progressão na carreira sensíveis ao género. Dado o contexto de criação, é indicado para as áreas de Engenharia e Tecnologia.

LIBRA RECRUITMENT HANDBOOK: Inclusive, Transparent and Unbiased Recruitment Processes

Manual elaborado no âmbito do projeto europeu LIBRA, focado na promoção da transparência e no combate aos vieses organizacionais nos processos de recrutamento, com o intuito de fomentar a diversidade nos locais de trabalho.

COMUNICAÇÃO SENSÍVEL AO GÉNERO

Guidelines for gender-sensitive communication in research and academia

Guião elaborado pelo consórcio europeu SUPERA para a implementação de meios de comunicação e linguagem sensíveis ao género em pesquisas académicas.

Guia para uma Linguagem Promotora da Igualdade entre Mulheres e Homens na Administração Pública

Guia para a inclusão da dimensão da igualdade de género na linguagem escrita da Administração Pública, centrando-se na eliminação do chamado “masculino genérico” e a sua substituição por formas não discriminatórias.

Comunicação Inclusiva no Secretariado-Geral do Conselho (UE)

Documento que tem como objetivo fornecer orientações sobre a utilização da linguagem inclusiva, evitando o uso de uma linguagem discriminatória e sexista no âmbito do SGC.

Manual de Imagem Institucional Igualitária da UBI

Manual com orientações práticas para a o uso de linguagem neutra/inclusiva e imagens não sexistas nas instituições do ensino superior.