Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA UC EM FOCO

A UC marca presença, na mesma semana, na 17.ª Semana da Responsabilidade Social e Fórum Mundial para a Cidadania e Educação, eventos nos quais a responsabilidade social está em destaque.
22 novembro, 2022

17.ª Semana da Responsabilidade Social
A UC integrou a edição de 2022 da Semana da Responsabilidade Social (SRS2022), organizada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) em parceria com a UN Global Compact Network Portugal (GCNP).

A 17.ª edição da SRS, realizada entre 22 e 25 de novembro, teve como tema central “Engenho Humano & Energia”, fundamentado na capacidade inventiva humana nas diferentes áreas da sustentabilidade, no desenvolvimento tecnológico e no progresso das energias renováveis, com uma aposta crescente no autoconsumo e na cogeração. O evento regressou este ano ao formato presencial, no Auditório das Águas de Portugal, em Lisboa, mas poderá ser revisto online.

A iniciativa multistakeholder reuniu representantes do Governo, organismos públicos, empresas, universidades, parceiros sociais, entidades da economia social e agentes culturais para debater a importância da implementação de boas práticas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, nomeadamente no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Semana de Responsabilidade Social contou com múltiplas conferências, voltando a UC a marcar presença como entidade parceira e coorganizadora, como já vem sendo hábito nos últimos anos. Atendendo à oportunidade do tema central e ao projeto atualmente em curso, a Universidade de Coimbra foi responsável pela conferência “Comunidades de Energia Renovável”, no dia 22 de novembro, pelas 16h30. 

Este ambicioso projeto para aumentar a produção de energia através da utilização de painéis fotovoltaicos está em curso e prevê-se que em 2023, a UC multiplique por seis a sua produção atual para autoconsumo. Simultaneamente, está também já a ser preparada a segunda fase desse mesmo plano para que em 2024 a Universidade de Coimbra consiga ser totalmente autónoma do ponto de vista energético.

A APEE, entidade organizadora da SRS2022, comemora, esta semana, o seu 20.º aniversário, e a Universidade de Coimbra associa-se também às comemorações. A ética é um valor fundamental – estatutariamente consagrado na UC – e a responsabilidade social é um eixo transversal à atividade sua, pelo que os valores da APEE são partilhados pela instituição, e como tal temos a responsabilidade de contribuir para a consciencialização dos principais desafios e fomentar a partilha de conhecimento.

Assim, a UC participou no Congresso dos 20 Anos da APEE, onde foram abordados os temas da ética, governação, responsabilidade social, sustentabilidade, normalização, conciliação, finanças sustentáveis, compras sustentáveis, bem-estar e igualdade de género e que contou com a presença de diversas personalidades e organizações. 

No evento, que decorreu a 21 de novembro exclusivamente em formato presencial, foi ainda apresentado o Livro “APEE 20 Anos | Desenvolvimento Sustentável: Ética nas Organizações”, que conta com o contributo de testemunhos que fizeram e fazem parte da história da associação, incluindo o da Universidade de Coimbra, através de um artigo do Reitor da UC, Amílcar Falcão. 

A entrevista dada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, a propósito destes eventos e das comemorações do 20.º aniversário da APEE pode ser consultada AQUI.

Fórum Mundial para a Cidadania e Educação
Nesta mesma semana decorreu na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Fórum Mundial para a Cidadania e Educação, sendo uma oportunidade para partilhar visões, estratégias e iniciativas de especialistas locais e internacionais sobre as tendências emergentes em matéria de cidadania, educação, competências e aprendizagem ao longo da vida, que terão impacto no futuro das nossas sociedades.

Esta iniciativa foi organizada pela Virtual Educa – organização independente que opera a nível global em colaboração com diferentes agências da ONU e outras entidades internacionais –, com o apoio institucional do Ministério da Educação português e a colaboração de parceiros como a Forum Estudante ou a Fundação Calouste Gulbenkian.

A Universidade de Coimbra deu o seu contributo através da participação num painel dedicado às estratégias de responsabilidade social do ensino superior, que decorreu no dia 22 de novembro, com a participação do Chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento e Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável, Filipe Rocha.