INICIATIVA DE RECOLHA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
No próximo dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. A Universidade de Coimbra (UC), através da Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património, vai assinalar a data com uma iniciativa de recolha alargada de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
A ação é dirigida a toda a comunidade da UC, dando assim a possibilidade de trazer os REEE que, por desconhecimento ou por falta de soluções, mantém em casa ou fora do local habitual de trabalho. Podem ser depositados: equipamentos, tais como, impressoras, computadores, aspiradores, telemóveis, televisores; pilhas; baterias e ainda tinteiros e tonners.
Nos dias 21 e 22 de março, vários contentores apropriados para a deposição deste tipo de equipamentos serão colocados em vários pontos da UC, os quais serão posteriormente recolhidos em parceria com uma entidade externa e com uma entidade gestora deste fluxo de resíduos.
A iniciativa assenta em quatro objetivos:
Sensibilizar a comunidade para a correta separação de resíduos e para a colocação em fileiras/contentorização adequados;
Contribuir para evitar o abandono indiscriminado de resíduos, em particular nas florestas;
Contribuir para o aumento das taxas de reciclagem e valorização e simultaneamente para a redução da extração de recursos naturais;
Proporcionar à comunidade UC uma forma alternativa de deposição dos seus REEE.
De referir que a iniciativa não prejudica o já existente circuito de recolha periódico desta tipologia de equipamentos, exclusivo para resíduos produzidos nas instalações da UC.