Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ALUMNA DA UC INTEGRA O TOP 100 WOMEN IN SOCIAL ENTERPRISE

Mariana Alves acaba de ser reconhecida no ranking internacional de empreendedorismo social, que destaca 100 mulheres que têm tido um impacto positivo significativo no sector do empreendedorismo social europeu.
9 março
Mariana Alves é licenciada em Bioquímica na FCTUC, estudou em Cambridge e está atualmente na Alemanha, no EMBL, a terminar o doutoramento.
Mariana Alves é licenciada em Bioquímica na FCTUC, estudou em Cambridge e está atualmente na Alemanha, no EMBL, a terminar o doutoramento.
© Fotografia: © DR

O “Top 100 Women in Social Entreprise” é promovido pela Euclid Network (European Network for Social Enterprises and Impact-Driven Leaders), apoiado pela Comissão Europeia, e foi anunciado a 8 de março. São seis as portuguesas na lista.

A cientista portuguesa, licenciada em Bioquímica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e atualmente estudante de doutoramento no EMBL, na Alemanha, foi selecionada como Inovadora Social pelo seu papel como cofundadora do projeto Cartas com Ciência, uma iniciativa da qual a Universidade de Coimbra é parceira.

O reconhecimento da Euclid Network é, para Mariana Alves, “uma honra”. “Vejo esta seleção como um reconhecimento do potencial da Cartas com Ciência para levar a uma mudança positiva na sociedade e uma celebração do que já alcançámos com o apoio incondicional e estimulante da Native Scientist”, sublinha.

Tal como Mariana Alves, a cofundadora da Native Scientist, projeto-mãe da Cartas com Ciência, Joana Moscoso, foi também nomeada para o Top 100 da Euclid Network, mas por causa de outro projeto que criou, o Chaperone. A antiga estudante da UC acredita que “é ainda mais entusiasmante fazer parte desta lista por incluir a Joana Moscoso, que é uma mentora muito generosa, e que foi quem me nomeou, em conjunto com o meu incrível cofundador e codirector Rafael Galupa”. Para o futuro, Mariana Alves não tem dúvidas, “mal posso esperar para aprender e estabelecer ligações com as mulheres inspiradoras que fazem parte desta rede.”

O projeto Cartas com Ciência, cofundado por Mariana Alves e Rafael Galupa, e lançado em maio de 2020, é um programa educacional de troca de cartas que visa inspirar crianças de comunidades desprivilegiadas em países de língua portuguesa a considerar o ensino superior e carreiras científicas.

Com a Cartas com Ciência, já trocaram cartas quase uma centena de alunos em São Tomé, Timor Leste e Portugal, e foram formados mais de 400 cientistas para participar no programa. Atualmente, a Cartas com Ciência está à procura de mais cientistas correspondentes, particularmente de Timor-Leste, dos Países Africanos de Língua Portuguesa, e das Ciências Sociais e Humanas.
Saiba mais sobre o projeto e a ligação com a UC aqui.

Para além de Mariana Alves, pelo seu trabalho na Cartas com Ciência, e de Joana Moscoso pelo projeto Chaperone, foram ainda distinguidas Joana Moreira, do Movimento Transformers, Helena da Silva, do Vintage for a Cause, Isabel Rosado, dos Palhaços d’Opital, e Paula Valente, do Instituto Português da Afasia – IPA.

Pode saber mais sobre esta lista em https://euclidnetwork.eu/portfolio-posts/euclid-network-top-100-women-in-social-enterprise/