Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ESCOLHIDOS OS MELHORES PROJETOS NA RESPOSTA AOS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE

Conheça os projetos premiados na fase final da UC Challenges for Global Sustainability de 2022, que respondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
28 julho

A equipa BioRibas do Externato do Ribadouro e a equipa Climate Clock Coimbra foram os grandes vencedores da UC Challenges for Global Sustainability de 2022, visando a criação da app BioGo para identificar espécies da fauna e flora numa lógica de gamificação e um ‘relógio do clima’ enquanto agente de consciencialização para questões climáticas, juntamente com sessões de sensibilização para diferentes tipos de públicos, respetivamente.

Os resultados foram divulgados no Bootcamp da UC Challenges, que iniciou a 25 de julho e terminou a 27 de julho, após três dias de formação, conversas inspiradoras e motivacionais e reuniões com especialistas.

A iniciativa contou com a inscrição de 10 equipas do ensino secundário e 9 equipas da Universidade de Coimbra, num total de 85 alunos, que tiveram a oportunidade de participar na primeira fase do projeto UC Global Sustainability Academy.

A Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, considera que as candidaturas recebidas nesta primeira edição “refletem a crescente importância das preocupações com a sustentabilidade social, ambiental e económica junto dos mais jovens. Neste âmbito, a UC tem vindo a contribuir para a sensibilização da comunidade académica, universitária e pré-universitária, para a relevância dos ODS e de uma ação consciente e responsável. Qualquer uma das propostas apresentadas no UC Challenges for Global Sustainability são de facto reveladoras de uma consciencialização cada vez mais forte em diversas áreas da sustentabilidade. Porém, muitas vezes os projetos carecem de oportunidades para a sua implementação. A UC pretende por isso apoiar os melhores projetos, que podem ter um impacto muito relevante nos próprios intervenientes e nas populações e comunidades.”

Considerando o compromisso da UC, através do seu Plano Estratégico até 2023, na adoção plena de estratégias de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social, “é importante lançar iniciativas como esta que possam desafiar os mais jovens a conceberem projetos empreendedores e que permitam criar uma consciência cívica na resolução de problemas de hoje e que podem ajudar a formar uma melhor sociedade amanhã”, afirma a Pró-Reitora da UC para o Planeamento, Patrícia Pereira da Silva.

Nesta primeira edição, as equipas vencedoras vão ter a possibilidade de implementar os projetos com o apoio da Universidade de Coimbra, assim como vão ter direito a certificados de formação e prémios (1.º Prémio UC e Secundário: voucher de 300€ da Worten e tablets; 2.º Prémio Secundário: smartwatches; 3.º Prémio Secundário: colunas).

A UC Challenges for Global Sustainability é dirigida a alunos do ensino secundário e a estudantes da Universidade de Coimbra. No caso dos alunos pré-universitários, foi pedido que apresentassem um projeto para responder aos desafios globais relacionados com pelo menos um dos ODS. No que diz respeito aos estudantes universitários, o objetivo passava pela apresentação de projetos que respondessem a um de cinco desafios relacionados com as temáticas “Alimentação e Desperdício”, “Alterações Climáticas e Água Acessível”, “Desigualdades Sociais e Económicas”, “Saúde de Qualidade” ou “Smart Cities Sustentáveis”.

A operacionalização da iniciativa e a realização e acompanhamento dos projetos vencedores contaram com o apoio da Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia, no âmbito do projeto UC Social. Já a formação e capacitação do UC Global Sustainability Academy e do UC Bootcamp foram apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.

Mais informações sobre o projeto AQUI.