UM DIA PARA CELEBRAR A PROMOÇÃO DA QUALIDADE

Em 2021, o Dia Mundial da Qualidade das Nações Unidas tem como tema central "Sustainability: improving our products, people and planet".
11 novembro

O dia 11 de novembro é, no calendário das efemérides, um dia especial. A segunda quinta-feira do mês de novembro é, desde 1990, mundialmente celebrada como o Dia Mundial da Qualidade. Instituído pelas Nações Unidas, tem como principal objetivo "promover a reflexão sobre o papel da gestão da qualidade com vista ao sucesso das organizações, por exemplo, através da promoção da melhoria dos processos".

Na Universidade de Coimbra (UC), a gestão da qualidade é um dos princípios de governação, presente nos Estatutos da UC e é um dos pilares do Plano Estratégico. "A gestão da qualidade e a missão da UC estão de mãos dadas", acredita o Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

A gestão da qualidade e a missão da UC estão de mãos dadas

O responsável afirma que a preocupação com o tema surge de duas razões principais. Por um lado, "para melhorar as condições de funcionamento da UC, isto é, para conseguir empurrá-las para um patamar de execução e operacionalidade excecionais" e, por outro lado, "porque a gestão da qualidade, hoje em dia, é de origem obrigatória". "Naturalmente, na UC, a nossa motivação é intrínseca", refere António Figueiredo.

"Queremos melhorar o serviço da UC para com os seus utilizadores, ou seja, para com os estudantes, que são peça determinante no funcionamento da universidade e a gestão da qualidade é, nessa perspetiva, fundamental", defende o responsável. De acordo com o Vice-Reitor, "todos os outros corpos, como o docente ou técnico, tem também uma atenção muito especial, porque concorrem para a missão da Universidade".

Em 2021, o Dia Mundial da Qualidade tem como tema central "Sustainability: improving our products, people and planet". De acordo com a Pró-Reitora para o Planeamento, Patrícia Pereira da Silva, o Gabinete de Promoção da Qualidade da UC é “essencial e fundamental para que a Universidade consiga alcançar os seus objetivos em termos das prestações dos serviços à sua comunidade interna, externa e todos os parceiros".

"Não há aqui fronteiras estanques entre todas as partes integrantes da Universidade de Coimbra", revela a Pró-Reitora. "Estudantes, investigadores, corpo técnico ou docente e toda a sociedade civil, todos usufruem e, ao mesmo tempo, são beneficiários de melhorias de desempenho que são monitorizadas através do Plano Estratégico da UC e que estão intimamente relacionados com todas as áreas da qualidade, que é transversal tal como a área da sustentabilidade".