UC CONSIDERADA A MELHOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA NO CUMPRIMENTO DO ODS 3 - SAÚDE DE QUALIDADE

A Universidade de Coimbra é também a única universidade portuguesa no TOP 20 mundial.
22 abril, 2020
Fotografia: © UC | Ana Zayara

A Universidade de Coimbra é considerada a melhor instituição em Portugal, e a única no top 20 mundial, no cumprimento do indicador Saúde de Qualidade, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de acordo com a segunda edição do ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education, divulgado a 22 de abril. Em 620 universidades de todo o mundo, a Universidade de Coimbra ocupa o 17.º lugar.

Para esta classificação foi determinante o contributo da UC para o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente o apoio às decisões políticas governamentais na gestão da saúde, a qualidade e quantidade da formação de profissionais de saúde e iniciativas inovadoras, como o "Ageing Coimbra" ou a "M8 Alliance". Outro elemento decisivo é o facto de a UC ser uma das poucas instituições a nível mundial a prestar serviços médicos a toda a comunidade académica.

Já no ranking global “The University Impact Rankings”, que analisa o cumprimento de todos os ODS da ONU, a UC é também a melhor instituição portuguesa e a única no top 100 mundial, ocupando a 62.ª posição, em 766 instituições de todo o mundo.

De acordo com Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra “Sendo este o único ranking mundial que avalia o esforço das instituições de ensino superior para cumprirem o desígnio de termos um mundo melhor – e no preciso momento em que vivemos uma crise pandémica –, destacam-se especialmente as posições da UC no top 20 mundial na área da Saúde e Bem-Estar, no top 40 na luta contra a pobreza e no top 50 na inovação, valorizando em especial o apoio e o contributo da nossa instituição ao Serviço Nacional de Saúde.”

Além do ODS 3 - Saúde de Qualidade, a UC foi também a instituição portuguesa a liderar o ODS 14 - Proteger a Vida Marinha (33.ª posição em 242), o ODS 1 - Erradicar a Pobreza (38.ª posição em 372) ou o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas (41.º lugar em 494).
No que diz respeito ao ODS 9, foi fundamental a colaboração existente com a indústria, o número de spin-offs criadas, que contribuiu para a atual liderança da UC em Portugal nos pedidos de registos de invenções e a receita proveniente da investigação, como é exemplo o programa Horizonte 2020, onde a UC liderou o financiamento competitivo angariado entre 2014 e 2020.

Este foi o primeiro ano em que a Universidade de Coimbra participou no "The University Impact Ranking", sendo que a primeira edição teve lugar em 2019.

O "The University Impact Ranking" tem como objetivo medir o sucesso global das universidades no cumprimento dos ODS. Para este ranking, é analisada a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos Objetivos definidos pela ONU, constituindo-se como o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos.