UC É MEMBRO FUNDADOR DO PACTO PORTUGUÊS PARA OS PLÁSTICOS

Plataforma colaborativa e de inovação, o Pacto Português para os Plásticos junta 50 organizações unidas por uma visão comum de uma economia circular para os plásticos com o propósito destes nunca se converterem em resíduos.
5 fevereiro, 2020
Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, no momento da assinatura do Pacto.
© Fotografia: © DR

A Universidade de Coimbra (UC) é membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma colaborativa e de inovação, que junta 50 organizações (Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONG) unidas por uma visão comum de uma economia circular para os plásticos em Portugal, com o propósito destes nunca se converterem em resíduos.

Através da assinatura deste Pacto, a UC e as restantes entidades envolvidas comprometem-se a desenvolver ações com metas e objetivos ambiciosos para 2025, sendo eles: definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação; garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem; incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico e promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

Lançado a 4 de fevereiro, no Auditório Sede da EDP em Lisboa, o Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar, e é parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

A participação nesta iniciativa – que pretende liderar pelo exemplo e servir de inspiração, no movimento de transição dos plásticos para uma economia circular – é apenas umas das muitas medidas parte da estratégia de sustentabilidade ambiental da Universidade de Coimbra, com o objetivo de a tornar, até 2030, a primeira instituição de ensino superior nacional a alcançar a neutralidade carbónica – consciencializando a comunidade académica para o impacto da mudança de comportamentos no combate às alterações climáticas.