Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

OUTRAS INICIATIVAS

ecolit





ECOLITERACIA
A unidade curricular Ecoliteracia tem por objetivo estimular a discussão sobre diversos problemas ambientais e ecológicos, como a agricultura sustentável, a perda de biodiversidade ou a proteção do Oceano.
Os temas escolhidos têm por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com especial enfoque para as prioridades dentro das ciências naturais.



1





EXPERIMENTA - PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA
A iniciativa Experimenta coloca à disposição da comunidade académica a experimentação de ​um leque de atividades desportivas, em conjunto com diversos parceiros nas diferentes modalidades, ​indo ao encontro das necessidades e gostos individuais. 



fas




FUNDO DE APOIO SOCIAL
O Fundo de Apoio Social é um apoio específico, criado pelo Senado no ano de 2004/2005 como instrumento complementar ao regime das bolsas de estudo. O Fundo tem o duplo objetivo de comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros/as com manifestas e comprovadas dificuldades económicas e de fazer face a situações de comprovada emergência entendidas como situações de grave risco de sobrevivência de um/a estudante que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação.
GABINETE PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Gabinete para a Cooperação e Desenvolvimento tem como missão dar suporte a ações de cooperação com vista à capacitação de sistemas e instituições de ensino superior em países emergentes e em desenvolvimento, em especial os lusófonos. Visa facilitar as iniciativas dos vários sectores da UC fornecendo um enquadramento institucional e garantindo a articulação entre as diversas partes interessadas.



2





JOGOS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
A iniciativa Jogos Universidade de Coimbra tem por objetivo promover o desporto e a atividade física entre os/as estudantes, antigos estudantes, docentes, não docentes e investigadores/as da UC, promovendo a socialização e a aquisição de hábitos regulares de prática de atividade física e desportiva.
MENOS É IGUAL A MAIS
A campanha de combate ao desperdício alimentar Menos é Igual a Mais visa sensibilizar todos os membros da comunidade universitária para a imperiosidade da utilização racional dos recursos disponíveis e para a adoção de comportamentos de consumo responsáveis nas cantinas e bares da UC, nomeadamente o ajustamento das porções às necessidades individuais, a adoção de métodos de confeção promotores da eficiência na utilização dos alimentos e a monitorização do desperdício.



pasep




PASEP
O PASEP - Programa de Apoio Social a Estudantes através de Atividades a Tempo Parcial constitui uma modalidade de apoio social para estudantes, que consiste na disponibilização de ofertas de atividades a tempo parcial, a realizar em unidades orgânicas/serviços da UC, cuja retribuição se traduz na atribuição de benefícios sociais. Além do apoio social atribuído, as atividades realizadas são incluídas no Suplemento ao Diploma.
PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS/AS
O acolhimento de estudantes refugiados/as insere-se na matriz identitária da UC definida nos seus Estatutos, onde expressamente se pode ler que esta é, "na linha da tradição do humanismo europeu, uma instituição desde sempre aberta ao mundo, à cooperação entre os povos e à interacção das culturas, no respeito pelos valores da independência, da tolerância e do diálogo” (art.º 4), procurando contribuir, “no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos” (art.º 5).



5






PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
A iniciativa UC+Ativa pretende contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável, estando direcionada a todos os/as docentes, investigadores/as e corpo técnico que, aproveitando as suas pausas no trabalho, se mantêm ativos/as e contribuem assim, para a melhoria postural.



3

PROGRAMA INTEGRADO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E EQUIDADE NO ACESSO E FREQUÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
A Universidade de Coimbra defende e promove a dignidade de todas as pessoas e o respeito pelos respetivos direitos, igualdade de oportunidades e equidade de tratamento. Neste sentido, o programa UC For All visa agregar todo um conjunto de iniciativas e projetos que se orientam para a concretização destes objetivos e valores.

PROJETO 1 | Inclusão de Estudantes com Deficiência e Necessidades Especiais na Universidade de Coimbra
A promoção da acessibilidade ao ensino superior, e ao conhecimento que comporta, de pessoas com necessidades especiais, bem como as garantias para uma frequência pautada pela integração e bons resultados académicos são objetivos centrais das instituições de ensino superior em geral, e da UC em particular.



supera






SUPERA
O projeto SUPERA visa combater as desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico através da implementação de planos de ação para a igualdade de género em seis entidades do sistema científico europeias, onde se inclui a Universidade de Coimbra. Entendendo as desigualdades de género no mundo académico enquanto fenómeno estrutural, transversal, complexo e multidimensional, o projeto pretende contribuir para a integração da dimensão de género nas políticas e práticas dos parceiros de implementação em áreas-chave.



ucicletas





UCICLETAS
O projeto UCicletas consiste na cedência e utilização temporária de bicicletas na UC, com vista à promoção de hábitos de atividade física e desportiva no seio da comunidade académica, através da adoção de meios de locomoção alternativos aos transportes públicos e veículos pessoais potenciando, assim, a promoção de atitudes e comportamentos que contribuam para alcançar, através da atividade física e do desporto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



ucplantas





UC.PLANTAS

Iniciativa de promoção da biodiversidade integrada nas atividades de receção dos/as novos/as estudantes, que consiste no convite à adoção, durante o ano letivo, de uma planta da flora nativa do territorial nacional (carrasco, carvalho negral, medronheiro, pilriteiro, pinheiro manso, sobreiro, tramazeira e zêlha).