Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ÁREAS ESTRATÉGICAS

logoods

As Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra agregam equipas e promovem a interdisciplinaridade com abordagens multidisciplinares, capazes de responder aos desafios societais em alinhamento com prioridades do Horizonte Europa e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Consideram-se Áreas Estratégicas as áreas científicas em que a Universidade de Coimbra dispõe de massa crítica considerável e de capacidade instalada, permitindo-lhe apresentar uma oferta forte e diferenciada relativamente a outras instituições congéneres, podendo ser, em simultâneo, áreas emergentes, com visível expansão internacional e alinhadas com desafios societais. São áreas inclusivas, representativas da realidade da UC e potencialmente capazes de atrair financiamento competitivo.

Identificados os problemas científicos e sociais relevantes e as áreas e subáreas específicas com capacidade de crescimento ao nível da investigação e do ensino, tendo como base um trabalho de mapeamento interno das unidades de I&D, de projetos de investigação, de projetos estratégicos e de métricas bibliométricas, foi possível identificar cinco Áreas Estratégicas, alinhadas com o Horizon Europe e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

aeuc

São linhas orientadoras da atuação da equipa de gestores/as das Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra:

- promover a interdisciplinaridade através da criação de áreas estratégicas, com abordagens multidisciplinares capazes de responder aos desafios societais;
- estimular a atividade científica, fortalecendo a presença da Universidade de Coimbra em redes científicas, diversificando o financiamento externo e reforçando o apoio na procura de oportunidades e parcerias, na submissão de candidaturas e na execução dos projetos;
- potenciar a produção científica e promover a sua divulgação, valorizando a propriedade intelectual e criando sistemas de incentivo para os/as docentes e os/as investigadores/as com atividade científica de elevado impacto;
- mapear, atualizar e garantir visibilidade à capacidade científica e tecnológica instalada no Grupo Universidade de Coimbra.