Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

M8 ALLIANCE

xxxx


A ousadia de pretender intervir em todo o mundo ao mesmo tempo é a sadia ideia a que a UC deu acolhimento entusiasmado com a sua intensa participação na M8 Alliance, através da entidade Coimbra Health (uma parceria paritária da UC com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC), desde 2015. Importa alguns esclarecimentos adicionais para completa compreensão do valor desta opção:

- a M8 Alliance é hoje uma coligação de 28 membros hospitais e universidades de todo o mundo, em 19 países localizados em todos os continentes e irmanados no projeto de promover a Saúde Global, à qual se acede por exigente candidatura, após raro convite; inclui instituições tão prestigiadas como Charité de Berlim, Johns Hopkins de Baltimore, Karolinska de Estocolmo, Imperial College de Londres, Université de Montréal, Universidade de São Paulo, Monash University de Melbourne, Sapienza de Roma… e Coimbra Health (UC‑CHUC);

- a M8 Alliance promove a realização das Cimeiras Mundiais da Saúde (todos os anos, em outubro, em Berlim) e das Cimeiras Regionais da Saúde (todos os anos, em abril, em diferente país). Reuniões de peritos de todo o mundo, decorrem em ligação direta comum com as autoridades de saúde, representadas ao mais alto nível, incluindo ministros e chefes de Estado ou de governo. Quer isto dizer que o sonho fantástico dos médicos, dos cientistas e dos peritos, de influenciarem diretamente as políticas de saúde materializa‑se duas vezes por ano, com aplicação de compromissos concretos assumidos pelos Estados e pelos peritos, através de declarações escritas conjuntas, as M8 Declarations;

- a parceria Coimbra Health coloca Coimbra no palco das grandes decisões internacionais sobre políticas de saúde para o mundo e proporciona à M8 Alliance uma via privilegiada de intervenção ativa nos países lusófonos de África; de facto, por direito e por mérito, a Coimbra Health já organizou em Coimbra, em 2018, a Cimeira Regional da Saúde, participa no Executive Board da M8 Alliance e em todas as cimeiras mundiais e regionais da saúde, organizou a primeira Summer School da M8 Alliance e promoveu o primeiro Women Health Forum, ambos em Coimbra, em 2019, e comprometeu‑se já com a realização do primeiro M8 Alliance Expert Meeting on Women Health em Coimbra, em 2021. A UC e o CHUC, juntos na Coimbra Health, projetam Coimbra e Portugal no campo da Saúde Global, assumem o protagonismo da exposição mundial dos seus investigadores, médicos, técnicos e peritos nos mais diversos temas, ligam o mundo desenvolvido e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e contribuem para o incremento do valor global do investimento da Humanidade em saúde. 

Na Saúde Global, cuida‑se de intervir nas fases iniciais de doenças infecciosas emergentes, no controlo de doenças crónicas de grande expressão epidemiológica, e no estudo de novas intervenções terapêuticas de grande escala (como são, por exemplo, a vacinação de vastas populações ou a prevenção da malária ou o tratamento da cegueira‑dos‑rios).
Mais recentemente, a Saúde Global detetou, destacou e decidiu mobilizar a intervenção da mulher na saúde: as organizações internacionais dedicam hoje uma atenção específica e especial ao envolvimento das mulheres na saúde, como formadoras ou cuidadoras. No mundo, cerca de 75% das pessoas que trabalham em saúde são mulheres e as suas mobilização e melhoria de habilitação em saúde são cruciais para o alcance de um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS para 2030 — Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Good Health and Well-Being, no seu item 3.8: Achieve Universal Health Coverage.
Eis, pois, em traços gerais, como a UC segue esta sadia ousadia de, pelo Coimbra Health, estar no palco do mundo da Saúde Global. Com entusiasmo e com sucesso! 

Adapt. de FIGUEIREDO, José Pedro* - Ousadia(s)... ou sadias IN Rua Larga : Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. Coimbra, Universidade de Coimbra, N.º 54 (março 2020). ISSN 1645-765X.

*Pró‑Reitor da Universidade de Coimbra para a Saúde e Bioética