Publicações

O estímulo, a valorização e a visibilidade da produção científica e da capacidade científica e tecnológica são fatores-chave numa universidade de investigação.
Por outro lado, uma universidade aberta e global tem de integrar os desafios societais, privilegiando a partilha de conhecimento e assumindo uma vontade inequívoca de responder a problemas que são preocupações para a sociedade, como preconizado pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Neste contexto, potenciar a produção científica da UC com uma estreita ligação aos ODS e promover a sua divulgação é essencial.


Nota metodológica: As palavras-chave foram desenvolvidas pela Elsevier, sendo a pesquisa efetuada e as métricas calculadas com base nestas palavras-chave a partir do conjunto de dados Scopus. A metodologia desenvolvida restringe os documentos que serão avaliados aos diretamente relacionados ao ODS. A Elsevier tem trabalhado com a Rede Aurora e com outros parceiros para melhorar esta metodologia, nomeadamente no que respeita às palavras-chave.