![]() | Ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável. |
A adoção plena de estratégias de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação constitui um firme compromisso da Universidade de Coimbra para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Este compromisso, claramente espelhado no Plano Estratégico 2019-2023, na(s) sua(s) visão(ões) e nas suas linhas orientadoras, é uma premissa diária que conta com o contributo empenhado de toda a comunidade académica.
Uma universidade aberta e global
privilegia a partilha de conhecimento e assume a vontade inequívoca de
responder aos problemas que são preocupações para a sociedade, como preconizado
pela Agenda 2030.
A grande diversidade e complexidade dos desafios societais – cruzando
transversalmente diversas áreas do saber –, e o imperativo de que uma universidade
de investigação se envolva na procura de soluções, são uma oportunidade única
para a Universidade de Coimbra, abrindo-se novas perspetivas no relacionamento
com a sociedade.
A sustentabilidade e a responsabilidade social representam atitudes, comportamentos e ações transversais a toda a instituição que enquadram e estão sempre presentes, contribuindo claramente para elevar os níveis de desenvolvimento locais e globais. A Universidade de Coimbra assume, neste âmbito, duas dimensões que se destacam pela sua relevância e pela sua emergência no contexto atual.
A primeira, o ambiente e ação climática, tendo a UC assumido a ambição de ser o primeiro estabelecimento de ensino superior público português a atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade para o impacto da mudança de comportamentos no combate às alterações climáticas.
No âmbito da cidadania, igualdade e inclusão, a UC promove a cidadania ativa e esclarecida, socialmente responsável e inclusiva, preservando o direito a ter direitos, no respeito pela dignidade, pela igualdade e pelo direito à diferença, para que todos/as possam atingir o seu potencial, numa construção coletiva de objetivos e desafios comuns.
Reforçamos a consciência e a ação cívica, avaliamos impactos e respondemos às necessidades do presente, sem comprometer o futuro!