Alcino Lavrador

Eng. Alcino Lavrador

Alumni UC Eng. Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs

a) Ano e Curso UC:

1980-1985: Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

b) Qual a influência da UC no seu percurso profissional?

A Universidade significa muito mais que formação técnica. Uma das características da Universidade de Coimbra daquela época é que, por concentrar todas as faculdades num espaço comum, proporcionava uma vivência quase espontânea com colegas de outros cursos, permitindo-nos conhecer melhor os desafios da sociedade vistos de dimensões diferentes. Ao longo da vida fui encontrando colegas da universidade, aos quais fiquei ligado, para além dos colegas de curso. A vida profissional não se faz apenas de uma atuação vertical numa área que foi a nossa formação base, mas de um conjunto de interações entre domínios que foram facilitados pelos contactos nos anos da formação universitária.

Tive a oportunidade de ficar inserido numa comunidade académica onde era fácil conjugar o rigor e o dever de utilizar bem os recursos que os meus pais e o país punham ao meu dispor para construir a base do meu percurso profissional, a uma atitude de disfrutar responsavelmente da vida e da juventude nos seus aspetos culturais, desportivos, sociais e de lazer. A relação fácil, colaborativa e de entreajuda entre docentes e alunos, foi crucial para formar a minha personalidade na forma de gestão de recursos humanos. As competências técnicas que trazia de base ajudaram-me a aprender mais rapidamente as que me faltavam para as funções que me eram pedidas para desempenhar. A maior valência que trouxe comigo foi a capacidade de análise de problemas complexos e a determinação em os resolver, procurando proactivamente em cada instante a ajuda que necessitava.

c) Quais os maiores desafios da indústria onde opera?

Estando numa área tecnológica, com ritmos de transformação e de obsolescência tão acelerados, apenas sobrevivem as empresas que constantemente inovam. Para inovar é necessário manter uma cultura de criatividade e de questionamento permanentes, de forma a que os colaboradores não se sintam muito tempo na sua zona de conforto e procurem a função de onde se sentem mais realizados e felizes. Só desta forma se retira o maior potencial de cada um. Deste modo, os maiores desafios estão relacionados com a manutenção de uma cultura de criatividade e inovação acompanhando as transformações tecnológicas e sociais, e se possível, antecipando tendências ao mesmo tempo que se cria valor na sociedade melhorando a vida das pessoas. A tecnologia só faz sentido se impactar positivamente a vida das pessoas.

d) Que conselho dá aos futuros Alumni UC?

O curso é apenas uma ferramenta, um meio, e não um fim em si. É tão importante pela formação técnica especifica como pelos seus aspetos laterais. Não descurem as oportunidades de aprenderem mais sobre coisas que aparentemente não têm nada a ver com o curso. Empenhem-se em atividades que lhes exijam aprender algo novo, capacidade de decisão, gestão, relacionamento. Vivemos num mundo onde há muitas desigualdades. Não esqueçam aqueles que não tiveram a oportunidade que vocês têm e façam algo que possa contribuir para mudar essa situação. Os recursos naturais da Terra são finitos, tratem do nosso planeta como algo frágil e que urge preservar.

É alumni UC? Solicite gratuitamente o seu cartão Alumni UC e veja as vantagens aqui!