Diana Vilela Breda

Alumni UC Dra. Diana Vilela Breda

a) Ano e Curso UC:

1992-1997, Licenciatura em Direito

b) Qual a influência da UC no seu percurso profissional?

Quase 25 anos volvidos, avaliamos de forma mais madura a influência da UC nas nossas vidas. A UC foi a casa que nos deu uma formação jurídica muito robusta e completa, conferindo as habilitações necessárias para exercer a nossa profissão. Talvez durante a licenciatura não tenhamos aprendido tudo, mas aprendemos o suficiente, as competências exigidas para, no nosso dia a dia, sabermos desenvolver novas aptidões e enfrentar as demandas e os desafios que se nos colocam. A experiência, a notoriedade e a qualificação académica do corpo docente da FDUC levam a um reconhecimento externo desta robustez teórica, a reputação da Universidade foi sempre uma chancela de qualidade em qualquer nova oportunidade profissional.

Mas Coimbra não é só livros, é também sinónimo de outras aprendizagens...São os

momentos inesquecíveis, as amizades verdadeiras, os risos, as lágrimas, a vida Académica, com o seu associativismo e participação cívica - ""Segredos desta cidade, que levamos p'ra vida""...

c) Quais os maiores desafios da indústria onde opera?

Se tivesse que resumir num conceito apenas o maior desafio da área da Saúde diria que é necessária mais e melhor colaboração. Colaboração, desde logo, com o cidadão ( honrar o pacto de cuidado com o doente, família, utente), articulação interpares, trabalho de equipa multidisciplinar, integração entre os diversos níveis de cuidados e cooperação intersectorial. É necessário abandonar a perspetiva demasiado territorial e construir pontes , interfaces com o ""outro"", pensar o percurso do doente nesta perspectiva colaborativa vai permitir evitar redundâncias, maior eficiência, aspetos importantes num sector com custos sempre crescentes, e, in limite, promover ganhos em saúde à população.

d) Que conselho dá aos futuros Alumni UC?

É tentador oferecer palavras de sabedoria mas é uma qualidade de existe em todas as gerações. Ainda assim, arrisco: quando forem confrontados com situações novas e diferentes, pensem em tudo o que tentaram e conseguiram alcançar ao longo da vida, nos mais variados planos. Os erros fazem parte da vida e ajudam-nos a superar limitações, tornando-nos resilientes. E estejam seguros da vossa aposta na UC.

É a mais antiga de Portugal e alia, com harmonia, tradição e renovação, o que a torna atrativa, por exemplo, para um número significativo de estudantes estrangeiros, oriundos das mais diversas proveniências e parte de um número alargado de redes académicas e consórcios internacionais. Este facto é uma mais valia do ponto de vista cultural e contribui para uma formação de cidadania plena e ativa, aberta ao outro, aberta ao mundo. A riqueza desta vivência promove soft skills, como a criatividade e a empatia, que são de importância capital no mundo de hoje. "

É alumni UC? Solicite gratuitamente o seu cartão Alumni UC e veja as vantagens aqui!