/ Inovação em Saúde

Inovação em Saúde

Mostra Tecnológica de Saúde

Programa

Local: Ed. Central da FCTUC (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), Pólo II, UC.

15 setembro, 2022
15:00 - 17:00

Preparação da Mostra

16 setembro, 2022
07:30 - 09:15

Preparação da Mostra

09:15 - 10:00

Check-in

10:00 - 10:30

Sessão de Abertura

Filipa Dias Mendes
Host

José Figueiredo
Pró-Reitor para a Saúde e Bioética, UC

10:30 - 11:45

Mesa Redonda: "De Big Data a Good Data: Desenvolvimento de Modelos Clínicos Confiáveis de IA"

Miguel Castelo-Branco
Moderador

João Duarte
Orador

Luís Mendes
Orador

Rufino Silva
Orador

Vera Moura
Oradora

11:45 - 12:30

Mostra Tecnológica + Networking Coffee + Reuniões Informais

12:30 - 14:30

Almoço

14:30 - 15:45

Mesa Redonda: "Medicina Personalizada: Desafios da Cadeia de Valor"

Jorge Saraiva
Moderador

Alexandre Lourenço
Orador

Ana Catarina Gomes
Oradora

Henriqueta Silva
Oradora

Inês Marques
Oradora

15:45 - 17:00

Mostra Tecnológica + Networking Coffee + Reuniões Informais

17:00 - 17:30

Sessão de Encerramento

José Cunha-Vaz
Presidente Honorário, AIBILI

Convidados

Filipa Dias Mendes

Jornalista

Filipa Dias Mendes trabalhou no Conselho da União Europeia. É jornalista na RTP há 8 anos, especializada em temas europeus. Atualmente está a fazer investigação.

Licenciada e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, Filipa Dias Mendes é moderadora de temas que desafiam a ordem das coisas.

José Figueiredo

Pró-Reitor para a Saúde e Bioética, UC

José Figueiredo, Pró-Reitor para a Saúde e Bioética da UC, é Licenciado em Medicina e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). É Professor Auxiliar da FMUC, Médico Especialista em Estomatologia, Assistente Hospitalar Graduado do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Diretor do Serviço de Estomatologia do CHUC. É ainda Membro da Comissão de Ética da FMUC e Membro do Conselho Estratégico do Centro Académico-Clínico CHUC-UC.

Pós-Graduado em Economia e Gestão de Organizações de Saúde pela Faculdade de Economia da UC, José Figueiredo participou também no Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde pela AESE-Escola de Direcção e Negócios. É Membro Fundador do European Academy of Dentomaxillofacial Radiology e Membro Académico do European Board of Oral Surgery of the European Federation of Oral Surgery Societies.

Miguel Castelo-Branco

Professor Catedrático, FMUC

Miguel Castelo-Branco é Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Diretor do CIBIT (Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research), Vice-Diretor do ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde) e Responsável pelos Laboratórios de Neurociências da Visão, Bioestatística e Informática Médica da FMUC.

Com imenso envolvimento no contexto de várias Redes Europeias nas áreas de Neurociência Básica e Clínica e Ciências da Visão, Miguel Castelo-Branco conta com várias distinções nacionais e internacionais nestas áreas. É também o Coordenador Científico da Rede Nacional de Imagiologia Cerebral Funcional, iniciativa que congrega os esforços de várias Universidades Portuguesas, e que está aberta a todo o tecido científico Nacional.

João Duarte

Investigador, FMUC e ICNAS

João Duarte é Engenheiro Biomédico e Doutorado em Ciências da Saúde pela UC, investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e no ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde), e Membro da Comissão Executiva do CIBIT (Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research).

Trabalha na aplicação de técnicas de imagem médica à investigação em neurociência cognitiva e clínica, nomeadamente no desenvolvimento de biomarcadores de imagem em doenças do cérebro. João Duarte tem também experiência na área de inteligência artificial aplicada à saúde, no campo da cardiologia, oncologia e neurologia, sendo um dos líderes da linha de investigação em radiómica no CIBIT.

Luís Mendes

Investigador, AIBILI

Luís Mendes, Engenheiro Físico da UC, tem experiência no desenvolvimento, implementação e melhoria de técnicas de Inteligência Artificial para extrair informação de imagens e sinais. A sua tese de Doutoramento, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi no campo da tomografia por emissão de positrões (PET).

É Pós-Doutorado pelo CISUC (Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra), no âmbito do projeto EU WELCOME (análise de sons pulmonares). Luís Mendes está atualmente a realizar investigação no AIBILI (Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem) no campo da IA aplicada a dados oftalmológicos.

Rufino Silva

Professor Associado, FMUC e Médico Oftalmologista e Assistente Graduado Sénior, CHUC

Rufino Silva é Médico Oftalmologista e Assistente Graduado Sénior no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), contando com mais de 25 anos de dedicação e experiência na área da retina. É também Professor Associado de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e é o atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Investigador em projetos de investigação nacionais e internacionais, Rufino Silva conta com mais de 90 projetos de investigação/estudos clínicos, mais de 50 como Investigador Principal. A sua investigação foca-se nos fatores de risco de progressão da degeneração macular associada à idade (AMD), incluindo epidemiologia, imagiologia, genética, metabolómica, estilo de vida e hábitos alimentares.

Vera Moura

Innovation Lead, EIT Health InnoStars

Vera Moura concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e doutorou-se em Tecnologia Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Colaborou com a Divisão de Inovação e Transferência do Saber da UC, onde orientou vários Programas de Empreendedorismo. Membro de projetos de investigação na área da Oncologia, foi IP em 3 projetos financiados por Fundos Regionais Europeus.

Coautora de publicações em revistas com revisão científica, comunicações orais/posters apresentados em reuniões científicas internacionais, Vera Moura é também coautora de 4 patentes concedidas na UE e nos EUA. Foi cofundadora e CEO da TREAT U, uma start-up dedicada à investigação e desenvolvimento de plataformas baseadas em nanotecnologia para o tratamento específico de tumores sólidos. Em 2020, ingressou no EIT Health InnoStars como Gerente Regional de Portugal e recentemente assumiu o papel de Innovation Lead para o InnoStars.

Jorge Saraiva

Diretor do Serviço de Genética Médica, CHUC e Professor Catedrático Convidado, FMUC

Jorge Saraiva é Diretor do Serviço de Genética Médica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo já sido Diretor do Departamento Pediátrico. É Especialista e Consultor de Pediatria, Assistente Graduado Sénior, Consultor de Genética Médica e Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Leciona no Ciclo de Estudos Especiais de Genética Médica.

Licenciado em Medicina pela FMUC, Mestre em Genética Médica pela Faculdade de Medicina da U. Porto, Doutorado em Medicina pela FMUC, com Agregação em Medicina pela UC, Jorge Saraiva fez parte da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente, onde foi Presidente; da Comissão Técnica Nacional para o Diagnóstico Pré-natal; e da Direção do Colégio da Especialidade de Genética Médica da Ordem dos Médicos, onde presidiu.

Alexandre Lourenço

Administrador Hospitalar, CHUC e Professor Auxiliar Convidado, ENSP

Alexandre Lourenço é Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Professor Auxiliar Convidado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), tendo exercido funções públicas em várias instituições do Ministério da Saúde. É Membro do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center, Consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Instituições de Saúde do ISEG Executive Education.

Doutorado em Gestão pela Nova School of Business & Economics, Especialista em Administração Hospitalar, pós-graduado em Gestão de Cuidados de Saúde Primários e Mestre em Gestão da Saúde pela ENSP, Alexandre Lourenço foi Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (de 2016 a 2022) e é atualmente Dirigente das Associações European Association of Hospital Managers e European Health Management Association.

Ana Catarina Gomes

CEO, CBR Genomics

Ana Catarina Gomes é Bioquímica, Doutorada em Biologia Molecular e tem um MBA. Iniciou a sua carreira no estudo da descodificação do Código Genético. Posteriormente, durante 10 anos, liderou um grupo de investigação no Biocant.

Em 2016 iniciou um novo ciclo dedicado à gestão – foi durante 2 anos CEO do CNC-UC (Center for Neuroscience and Cell Biology of University of Coimbra). Em 2018 assumiu a liderança da CBR Genomics e, desde então, tem desenvolvido uma interpretação disruptiva da utilização da informação genética na gestão da saúde.

Henriqueta Silva

Professora Auxiliar e Investigadora, FMUC

Henriqueta Silva é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Professora Auxiliar de Genética na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e investigadora no ICBR (Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research) e no CIMAGO (Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia).

As suas áreas de investigação primordiais são a oncogenética e a farmacogenómica. Henriqueta Silva é a responsável pelo Laboratório de Sequenciação e Genómica Funcional (laboratório certificado incluído na plataforma UC Genomics / Genoma PT) e é membro da equipa de investigação do Projeto de Capacitação da Região Centro para a Medicina Personalizada / de Precisão, de Base Genómica, financiado pelo programa CENTRO2020.

Inês Marques

Diretora do Centro de Ensaios Clínicos, AIBILI e Coordenadora de Projetos / Grader Médico, CORC

Inês Marques é Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com Internato Complementar de Oftalmologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Realizou um Fellowship de Oftalmologia no Moorfields Eye Hospital, em Londres, na área de Uveítes. É Fellow do European Board of Ophthalmology, Membro do EURETINA e do ARVO. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Saúde pela FMUC com o título "PROGRESS- Progression of Diabetic Retinopathy. Identification of signs and Surrogate outcomes".

Diretora e Investigadora do Centro de Ensaios Clínicos na AIBILI (Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem) e Coordenadora de Projetos / Grader Médico no Coimbra Ophthalmology Reading Center (CORC), Inês Marques exerce atividade clínica como Oftalmologista na AIBILI e em outras clínicas, sendo o seu principal foco a retina médica, uveítes e óculo-plástica. Tem dezenas de comunicações orais e apresentações de posters em congressos nacionais e internacionais, bem como artigos publicados em revistas de quartil 1 de oftalmologia. É ainda autora de 3 capítulos em livros da área.

José Cunha-Vaz

Presidente Honorário, AIBILI

José Cunha-Vaz, Doutorado, é Professor Catedrático Emérito de Oftalmologia da UC. Após 7 anos como Professor de Oftalmologia e Diretor do Serviço de Retina da Universidade de Illinois em Chicago (Estados Unidos), regressou a Portugal onde fundou 2 institutos dedicados à Investigação da Visão, o IBILI (Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem) e a AAIBILI (Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem), onde é atualmente Presidente Honorário.

Membro fundador da Academia Europeia de Oftalmologia e Membro da Academia Ophthalmologica Internationalis, José Cunha-Vaz é autor de mais de 500 artigos científicos e livros, conta com mais de 10 prémios internacionais, assim como Ordens de Mérito e a Ordem do Infante D. Henrique.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO