Eventos

Mostra Tecnológica “Inovação em Saúde” com mais de 85 tecnologias

A exposição, instalada no Pólo II da Universidade de Coimbra, conta com 85 tecnologias, produtos e serviços inovadores da área da Saúde.

17 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

A Mostra Tecnológica | Inovação e Saúde é um espaço de partilha entre investigadores e o tecido empresarial regional, no qual foram mostradas mais de 85 tecnologias e serviços inovadores em desenvolvimento na área da Saúde. Organizada pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), a iniciativa contou com mais de 200 participantes.

Na mostra estiveram representadas mais de 25 entidades, onde se incluem instituições de ensino superior, centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e empresas.

Nas palavras do Pró-Reitor da UC para a Saúde e Bioética, José Pedro Figueiredo, a saúde é “uma área de conforto para a Universidade de Coimbra à qual atribuímos muita importância.” A iniciativa decorre no âmbito das atividades do consórcio INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, liderado pela UC, e que vai ao encontro de “uma das nossas linhas estratégicas de atuação que é a da ocupação do território na região centro, proporcionando às comunidades o acesso ao ensino universitário, à investigação e à inovação”, recorda o Pró-Reitor.

São tecnologias que não estão prontas a aplicar, precisam de desenvolvimento complementar, mas têm de ser mostradas para encontrarem financiamento”, explica Nuno Mendonça, responsável pelo projeto INOVC+. O “Inovação em Saúde” é assim um “elo de ligação entre os consorciados do INOVC+ com o tecido económico, onde são identificadas tecnologias que possam ser de interesse para o mercado.”

Além da mostra tecnológica, o evento contou com momentos de discussão e de partilha sobre as temáticas “De Big Data a Good Data: Desenvolvimento de Modelos Clínicos Confiáveis de IA" e “Medicina Personalizada: Desafios da Cadeia de Valor”.


O Presidente Honorário da AIBILI, José Vaz-Cunha considera que o grande objetivo da iniciativa “é desenvolver parcerias e ajudar os outros a alcançar objetivos, nomeadamente nas áreas da tecnologia e da saúde.”

“Coimbra e a região centro têm todas as condições para serem excelentes nesta área.”, defende José Vaz-Cunha. Por ter uma dimensão menor em relação ao Porto e a Lisboa, na região centro é mais fácil criar redes de conectividade entre parceiros, “no entanto, não se criou ainda um ambiente de proximidade e de colaboração, e esse é que é o grande desafio”, concluiu.

Saiba mais informações sobre o evento, portfólio tecnológico e fotografias no website:

INOVAÇÃO EM SAÚDE

Resumo do Dia: