Institucional

Protocolo de Cooperação entre a UC e AICEP assinado

Prestação de serviços, formação e internacionalização são palavras-chave no protocolo de cooperação entre a UC e AICEP

13 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal assinaram, no dia 12 de abril, um protocolo de parceria para o desenvolvimento de diversas atividades conjuntas.

De um lado, uma instituição que é “fundamental em toda a estrutura do desenvolvimento económico de Portugal”. Do outro, “uma instituição de investigação e ensino global para o mundo”. Como resultado da interação entre ambas, surge protocolo de parceria, assinado oficialmente na Sala do Senado, entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

“A colaboração entre a UC e a AICEP tem sido intensa e faz todo o sentido”, resume o Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva. "Este protocolo visa precisamente pôr no papel as várias possibilidades de colaboração em torno das atividades científicas, partilhas de conhecimento, na captação de investimento em I&D, em colaborações entre a academia e indústria e o apoio a internacionalização do conhecimento e tecnologia da UC", explica o Vice-Reitor.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Castro Henriques, "este é um protocolo muito importante". Para o responsável, a "AICEP trabalha de uma forma muito próxima às universidades e, em particular, com a Universidade de Coimbra". Não sendo uma novidade, a colaboração é agora oficializada: "vamos assinar o protocolo hoje, mas não estamos a iniciar a colaboração hoje, a nossa relação com a UC já existe e queremos continuar", garante Luís Castro Henriques.

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, a AICEP "tem uma característica muito relevante: não só nos leva para fora como pode ajudar-nos a trazer para a UC, para a cidade e toda a região, empresas e oportunidades de negócios."

Ver aqui Notícia da UC Completa e Reportagem.