Mérito

SAFE Pack e a ReneWaste venceram a 3.ª Urban Innovation and Entrepreneurship Competition

Equipas da UC conquistaram o 1.º e 2.º lugares no Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano da GISU. A competição decorreu a 15 de novembro na Universidade de Pádua.

16 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Para além do ouro e prata, a UC venceu também prémios individuais atribuídos a Alexandre Jorge e Cristiana Bento (SAFE Pack) e João Bigotte (ReneWaste).

As equipas SAFE Pack e ReneWaste da Universidade de Coimbra arrecadaram o primeiro e segundo prémios, respetivamente, no Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano, promovido pela Aliança Internacional de Universidades de Cidades Geminadas com Guangzhou (em inglês, Alliance of Guangzhou International Sister-City Universities – GISU).

Os estudantes da UC Alexandre Jorge e Cristiana Bento, representantes da equipa SAFE Pack, vencedora da categoria Concept Teams, referiram que foi “uma honra poder representar a UC e Portugal num evento internacional desta dimensão e ver o trabalho de toda a equipa reconhecido”. “Esperemos que este prémio possibilite a integração dos nossos filmes no mercado o quanto antes e que este projeto possa ser parte integrante da nova economia circular que o mundo precisa”, acrescentaram.

Em segundo lugar na mesma categoria ficou a ReneWaste. Luiz Almeida enalteceu o trabalho da equipa, destacando a importância de “poder ser parte da transformação para um mundo mais sustentável e colaborativo”. Já Irvylle Cavalcante destacou que a competição da GISU “é uma motivação de que o mundo clama por inovação e de que ideias não faltam, sendo a ReneWaste uma delas em prol da sustentabilidade digital”.

A UC chegou à final com mais dez equipas. O 2.º lugar foi atribuído ex-aequo com uma equipa da Universidade de Pádua, denominada ADN Shitch, e o 3.º lugar a equipas da Universidade de Guangzhou.

A equipa SAFE Pack ganhou um prémio pecuniário no valor de 100.000 renminbis (RMB), ou cerca de 13.700 euros às taxas de câmbio atuais e ainda sujeitos a taxas. A equipa ReneWaste recebeu um prémio pecuniário no valor de 50.000 renminbis (RMB), ou cerca de 6.850 euros às taxas de câmbio atuais e ainda sujeitos a taxas.

A SAFE Pack é composta por Alexandre Jorge, Cristiana Bento, Mara Braga, Marisa Gaspar, com mentoria de Cristiana Bento e Alexandre Jorge. Já a equipa ReneWaste tem como membros Irvylle Raimunda Mourão Cavalcante, Joel Alves Costa Filho, Luiz Felipe Magalhães Antunes de Almeida, Jônatas Augusto Manzolli, Mauro Pungo, e conta com a mentoria de João Bigotte.

A final da competição teve lugar ontem, 15 de novembro, na Universidade de Pádua, Itália. Este é o terceiro ano que se realiza o Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano, sendo que as edições anteriores tiveram lugar em Guangzhou e Sidney. A terceira edição do concurso teve como tema "Promover o Desenvolvimento Urbano Sustentável com Inovação Científica e Tecnológica".

A participação dos estudantes da UC nesta iniciativa foi financiada pelo UI-CAN. O projeto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo conta com sete parceiros e tem como objetivo promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas, que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O UI-CAN é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu.

Projeto SAFE Pack

Projeto ReneWaste

A UC é um dos membros fundadores da GISU, aliança que tem como objetivo promover a cooperação entre as universidades de localidades geminadas com a cidade de Guangzhou, para potenciar a ação dessas instituições de ensino superior em prol do desenvolvimento das respetivas cidades, dos sectores da educação e da investigação científica e do intercâmbio cultural. A GISU inclui atualmente 18 membros, representando 15 países e 17 cidades irmãs e amigas, com uma população combinada de quase 38 milhões, mais de meio milhão de estudantes e 44.000 professores e funcionários.