TIMEUP é a nova spinoff da UC e vai receber investimento da Portugal Ventures

Reduzir infeções do trato urinário é a missão da TIMEUP, Lda., a mais recente spinoff a nascer no seio da UC. Integra também no portfólio de empresas apoiadas pela Portugal Ventures, no âmbito da iniciativa Call INNOV-ID, realizada em parceria com a ANI.

19 setembro, 2023≈ 4 mins de leitura

A spinoff TIMEUP, Lda. nasce em 2023, de uma colaboração interdisciplinar de investigadores. O objetivo é diminuir as infeções do trato urinário, que representam um terço das infeções que ocorrem nos hospitais e unidades de cuidados continuados, reduzindo o uso de antibióticos.

A TIMEUP, Lda. é constituída por Susana Alarico do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC; Igor Tiago do Centro de Ecologia Funcional da UC; Paula Ferreira do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do Instituto Politécnico de Coimbra; Marta Santos e Marcos Mariz, ambos do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da UC.

A criação de mais uma spinoff no seio da UC, através da valorização dos ativos intelectuais, contribui para o ecossistema de inovação e é mais um exemplo de transferência de conhecimento da investigação produzida em contexto académico colocada ao serviço da sociedade.

A equipa, formada por microbiólogos e investigadores da área dos biomateriais poliméricos, de diferentes centros de investigação de Coimbra, desenvolveu um inovador dispositivo de diagnóstico, capaz de monitorizar a urina de doentes por várias semanas, que informa os profissionais de saúde de uma possível infeção mesmo antes do aparecimento de qualquer sintoma. Assim, pretende evitar-se o processo de recolha de amostra para análise e a análise microbiológica em laboratório hospitalar, o que reduz significativamente o uso de consumíveis e reagentes associados aos métodos de diagnóstico.

Atualmente, a TIMEUP, Lda. já desenvolveu um protótipo laboratorial funcional, testado em laboratório, para detetar a bactéria responsável por mais de 80% das infeções urinárias, que em 2024 será otimizado para monitorizar mais agentes patogénicos.

A TIMEUP, Lda. encontra-se agora em fase de preparação, angariação de financiamento e parceiros para fazer um ensaio clínico piloto para a prova de conceito em humanos, passo essencial para a validação do produto. A tecnologia encontra-se em fase de proteção da propriedade intelectual, estando prevista a submissão do pedido internacional de patente ainda este ano.

No final do mês de agosto foi assinado um acordo de investimento entre a TIMEUP, Lda. e a Portugal Ventures, S.A., no âmbito do Call INNOV-ID, que inclui apoio financeiro ao projeto no valor de 100 mil euros, e apoio no desenvolvimento do negócio.

A TIMEUP, Lda. é uma das novas sete startups investidas pela Portugal Ventures


Foi ontem anunciada a integração de novos sete projetos no portefólio da sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento, onde se inclui a TIMEUP, Lda., no âmbito da iniciativa Call INNOV-ID, realizada em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Lançada em 2020, com o objetivo de responder a uma falha de mercado no acesso a investimento em startups em fase pre-seed, a Call INNOV-ID já soma três edições, que resultaram num total de 55 investimentos e 5,5 milhões de euros aplicados. Ao momento, estão ainda em pipeline mais dez operações através desta iniciativa.

A Portugal Ventures tem sob gestão 269,1 milhões de euros e 157 empresas no portefólio, tendo desde 2012 já investido 201,8 milhões de euros em 213 novas empresas.