O que fazemos?

O UC Business é o Gabinete de Transferência de Tecnologia (TTO) da Universidade de Coimbra (Portugal). Conheça melhor o Projeto Especial da Reitoria da UC:

Sobre o UC Business

Através da transferência de um conjunto alargado de saberes ao benefício da Sociedade, a missão do UC Business é transformar a UC num parceiro essencial ao tecido empresarial, realizando projetos conjuntos com diferentes estruturas de negócio (start-ups, spin-offs, PMEs, grandes empresas e associações), enquadradas nas múltiplas áreas de conhecimento da Universidade de Coimbra.

O UC Business organiza a sua ação em três pilares:

  • Valorização dos diferentes ativos da Universidade de Coimbra, materiais e imateriais, como o conhecimento dos investigadores, estudantes e tecnologias.
  • Aposta na inovação a médio e longo prazo, potenciando e valorizando estrategicamente a Universidade Coimbra.
  • Desenvolvimento de parcerias sólidas e sustentáveis, que reforcem a capacidade de operação e presença em setores estratégicos de nível nacional e internacional.

Os nossos Números

Dados referentes a junho de 2022.

Áreas de Atuação

Os principais núcleos do UC Business são:

  • Inovação
  • Empreendedorismo
  • Propriedade Intelectual (PI)
  • Plataformas Tecnológicas e de Serviços (PTS)
  • Prestação de Serviços Especializados (PSE)
  • Associações Privadas Sem Fins Lucrativos (APSFL)



Que se articulam no seguinte ecossistema:

Competências

É da responsabilidade do UC Business:

  • Avaliar tecnologias resultantes de I&D com potencial de inovação e/ou comercialização;
  • Desenvolver estratégias de valorização comercial do conhecimento, identificando parceiros;
  • Acompanhar todas as fases do processo de licenciamento das tecnologias desenvolvidas;
  • Assegurar a gestão da Propriedade Industrial;
  • Gerir parcerias no domínio da inovação e apoiar a criação de “spin-offs” universitárias;
  • Promover a formação em empreendedorismo e inovação na comunidade estudantil;
  • Estimular a condução de projetos conjuntos entre a Universidade e entidades externas;
  • Apoiar, acompanhar as parcerias e executar atividades, em articulação com o Instituto de Investigação Interdisciplinar;
  • Gerir a participação da Universidade em redes internacionais de Inovação e Transferências do Saber;
  • Pesquisar, identificar e divulgar apoios comunitários, ou outros, passíveis de serem aplicados a projetos de desenvolvimento da Universidade;
  • Divulgar as condições de acesso a bolsas de estudo, cursos, programas e projetos de I&D.



O UC Business estabelece assim a sinergia Universidade-Indústria intervindo e mediando-a em conformidade com o Ciclo da Entidade, que necessita de certa tecnologia em determinado espaço-tempo, e com o Ciclo do Investigador, disposto a trabalhar no sentido da transferência de conhecimento para satisfazer essas necessidades.

A estes saberes acrescentam-se as práticas e soft skills, bens imateriais, incomensuráveis e intangíveis, dos gestores dos vários núcleos do UC Business, sempre dispostos ao diálogo aberto e imediato.

Conheça-nos ainda mais!




"Transferência de Conhecimento e Tecnologia na UC"

A cultura da inovação na UC é baseada numa visão transversal a todas as áreas. Este podcast apresenta um estudo sobre os 25 anos da Gestão da Inovação e Conhecimento na Instituição. É moderado pela Especialista em Gestão do Conhecimento, Tânia Covas, Assessora do Gabinete do Reitor da UC; conta com a presença de Luís Simões da Silva, Vice Reitor da UC para a Inovação e Empreendedorismo, e de André Pedro Oliveira, autor da brochura "A UC e a Transferência de Conhecimento e Tecnologia no contexto histórico: 25 anos de Gestão de Inovação e Conhecimento".




"A UC e a Transferência do Conhecimento e Tecnologia no Contexto Histórico"

A brochura descreve factualmente a formalização do primeiro Technology Transfer Office (TTO) no Ensino Superior, explorando a ligação umbilical entre a UC e a Propriedade Intelectual via Instituto Pedro Nunes. Através da organização das fontes e conservação dos factos, é descrito o impacto das iniciativas criadas e organizadas pelo TTO da UC, nos últimos 20 anos. Num segundo plano, proporciona uma análise histórica de TTOs, em Portugal, suportada pela evolução orgânica na UC e exemplos de sucesso, enquadrando cientificamente o Projeto Especial UC Business.




"A utilidade de um Gabinete de Transferência de Tecnologia"

Autor: Nuno Mendonça, Coordenador do Projeto Especial UC Business

"Numa Instituição de Ensino Superior (IES) de referência, um Gabinete de Transferência de Tecnologia (GTT) assume um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios que a constituem. Tendencialmente, tornaram-se serviços que complementam as múltiplas valências disponíveis aos investigadores, tal como os serviços de compras ou de candidaturas a projetos. (...)"

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO