Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 112

05 de julho de 2018

Estão quase a começar os Jogos Europeus Universitários 2018 (EUG 2018). De 15 a 28 de julho, Coimbra vai respirar desporto. A cidade acolhe 4000 atletas, de 40 países, e 300 universidades, com o apoio 1000 voluntários, naquele que será o maior evento multidesportivo realizado em Portugal. Acompanhe tudo em eug.com.

Logo na primeira semana dos Jogos, de 16 a 21 de julho, o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra enche-se de luz com a projeção de dois espetáculos de vídeo mapping: “UC: Uma História de Luz”, criado em 2015 no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da UC; e “A Luz do Jogo”, um espetáculo de multimédia inédito dedicado ao desporto universitário, no âmbito dos EUG. Todas as noites vão ter lugar duas sessões, às 22h e 23h, no Pátio das Escolas da UC. Os bilhetes estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente e em tagv.bol.pt.

Júlio Leite, professor catedrático da Faculdade de Medicina da UC, vai proferir a “Última Lição” amanhã. A cerimónia tem lugar no centro de congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, às 12h00. A lição tem como tema “Mudar a Cultura de um Serviço de Cirurgia – Uma Missão Impossível?”.

Na sexta-feira, às 18h30, vamos ter música no Jardim Botânico. A cantora e violoncelista Joana Guerra abre o ciclo de concertos Hortus Musicalis. Este é o primeiro de seis concertos do ciclo, sempre à sexta-feira, que seguem a passagem do dia solar e que irão decorrer nos vários espaços do Jardim Botânico da UC. O ponto de encontro é no Portão dos Arcos. A entrada é livre.

De 9 a 13 de julho, a Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra promove a UCoimbra International Week, uma semana de formação focada na internacionalização de Instituições de Ensino Superior. A sessão de boas-vindas aos participantes acontece às 11h00, de dia 9, na Sala dos Conselhos do Departamento de Matemática.

Numa altura em que muitos estudantes procuram a universidade que vai ser a sua casa durante os próximos anos, mostramos que têm bons motivos para escolher a Universidade de Coimbra. Bem-vindo à UC!

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A mais antiga universidade do País está apostada em ter dezenas de estudantes seus, atletas de alta competição, a participar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, ao estilo do que acontece nos EUA. A instituição recebe a 4ª edição dos Jogos Europeus Universitários, que decorre em Coimbra, entre 15 e 28 de julho.
Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

 A Agenda UC sugere

Paulo Silva Pereira (FLUC) é o orador convidado da próxima iniciativa “Sabores da Escrita”, dedicada ao tema “Gula, glutões e luxúria no barroco luso-brasileiro: Frei Lucas de Santa Catarina, Gregório de Matos e outros mais”. A sessão tem lugar às 20h00.

O ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta” realiza, no próximo sábado, entre as 10h e as 11h30, o passeio “Biodiversidade visível e audível – As aves do JBUC”. A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias. O ciclo pretende despertar, acordar e sensibilizar a população para a biodiversidade que nos rodeia.

Já conhece o ciclo “Cinema à Segunda” do TAGV? Na próxima semana pode assistir aos filmes “Primavera Tardia”, de Yasujiro Ozu, às 18h30, e “Contos Cruéis da Juventude”, de Nagisa Oshima, pelas 21h30.

Saiba mais em agenda.uc.pt.