Eventos

PROJETOS DE I&D+I NA ECONOMIA AZUL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA EM DESTAQUE NAS COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO MAR NA FIGEURIA DA FOZ.

Os projetos de I&D e Inovação “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina” e “É Seco ou Fumado? - Produtos Inovadores que levam à valorização do Pescado”, desenvolvidos pelos investigadores do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra (UC) estiveram em destaque no Dia Nacional do Mar, nas ações comemorativas realizadas no dia 17 de novembro na Figueira da Foz.

21 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Foi no evento “Um Mar de Oportunidades”, que os projetos desenvolvidos pelos investigadores da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito da Estratégia do UC MAR – Valorização e transferência de I&D+i ao serviço da Economia Azul, foram dados a conhecer, através da participação dos investigadores nos painéis de debate que integraram a iniciativa, onde estiveram em reflexão as temáticas: “Turismo Sustentável – Inovação & Novas oportunidades”, “Pesca Artesanal e do Cerco – Que futuro? Como valorizar?”, “Inovação e valorização dos produtos do mar” e “Transporte Marítimo - Segurança & Inovação”.

No final desta sessão, promovida pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, em parceria com o Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, e pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, os participantes tiveram a oportunidade de degustar as iguarias confecionadas pelos alunos do INTEP - Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz a partir dos produtos inovadores desenvolvidos pelos investigadores destes projetos, nomeadamente o sargo da Costa Vicentina (VALSARGO) e polvo e raia da região de Cascais e Ericeira (“É Seco ou Fumado?”).

A programação do evento integrou diversas ações, nomeadamente, uma atividade de ciência cidadã na praia, “Viajantes do Oceano”, que visou a identificação de organismos (epibiontes) que viajam pelo oceano em objetos flutuantes, por exemplo, em troncos e tábuas de madeira, pedra-pomes, sementes e sobre outros organismos, e que mais recentemente utilizam igualmente como substrato o plástico e outros materiais criados pelo Homem.

Para além destas ações, a iniciativa continua até 27 de novembro com a Exposição “Do mar…” que se encontra patente ao publico no CAE-Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Os projetos “VALSARGO” e “É Seco ou Fumado?” são projetos cofinanciados pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Leia aqui mais sobre a iniciativa.

Partilhe