Eventos

SESSÃO DE ENCERRAMENTO – FESTIVAL SARGO DA COSTA VICENTINA

A sessão de encerramento do Festival Sargo da Costa Vicentina acontece já amanhã, pelas 15h00, na sede da Associação Pescadores da Arrifana.

27 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

A iniciativa contará com a presença de José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, e Tiago Verdelhos, da Universidade de Coimbra, que fará um balanço sumário da iniciativa e apresentará as próximas ações do projeto VALSARGO. Seguindo-se o momento de entrega de prémios do concurso “Eu Vi um Sargo”, um desafio lançado aos alunos do 1º ciclo das Escolas Básicas de Aljezur e Vila do Bispo. Terminada a sessão, terá lugar um momento de degustação de Sargo da Costa Vicentina.

O Festival resulta de uma parceria com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”. Um projeto promovido pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020, através do GAL Pesca do Barlavento do Algarve.

Saiba mais sobre o Festival e os restaurantes aderentes que ainda poderá visitar, até amanhã, clique aqui.

SOBRE O PROJETO

O projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina” é um projeto promovido pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020, através do GAL Pesca do Barlavento do Algarve, e tem como objetivo a promoção e valorização do Sargo da Costa Vicentina, fomentando a pesca artesanal e o aumento do potencial turístico da região, tendo por base um profundo conhecimento sobre o produto a valorizar, através de investigação científica de excelência, e na avaliação das suas potencialidades nos mercados turístico e dos produtos de pesca.

Este projeto encontra-se em desenvolvimento nos Municípios de Aljezur e Vila do Bispo, contando com o apoio destas autarquias, e pretende estabelecer uma estreita ligação com os principais agentes locais (e.g. associações de pescadores; profissionais do turismo e restauração; comunidade escolar) de forma a potenciar a sua divulgação e impacto e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Para além do Festival “Sargo da Costa Vicentina”, o projeto VALSARGO contempla também um conjunto de iniciativas de promoção do sargo desta região que incluem a elaboração de estudos científicos sobre a pesca do Sargo e das suas propriedades nutricionais, a de um guia de oportunidades de negócio, e a implementação de ações marketing e promoção do Sargo da Costa Vicentina a nível nacional e internacional.

Partilhe