Quem somos?

Sobre o UC MAR

A Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar – UC MAR – é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.


O UC MAR pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.
Investigadores multidisciplinares da Universidade estão a desenvolver um conjunto de tarefas específicas que têm como propósito a inovação do setor das pescas e da aquacultura.

O que fazemos?

Através de projetos desenvolvidos no âmbito do UC MAR, ambicionamos implementar, junto da sociedade, o conhecimento e tecnologia adquiridos para fomentar, de uma forma sustentável, o desenvolvimento científico, económico, social e cultural, na área da Economia Azul e da Economia do Mar.

Os Laboratórios

MARINE RESEARCH LAB

O Marine Research Lab é o grupo de investigação científica do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, integrado no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Um grupo multidisciplinar que foca a sua investigação no estudo da vida marinha, atuando em áreas como a biodiversidade, as alterações climáticas, a pescas, a aquacultura, a ecotoxicologia e a saúde humana.


MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ é a Infraestrutura do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente que, através da Universidade de Coimbra, aposta numa presença permanente no Município da Figueira da Foz, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, científico,económico, social e cultural. Através da transferência de resultados de I&D, fomenta o relacionamento com as empresas e com o mercado, no sentido de garantir capacidade de afirmação nacional e internacional da investigação científica da UC.
Apoia a autarquia e empresas da região, nomeadamente na implementação do conceito de Economia Azul, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.


CFE

O “Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet” (CFE) é a unidade I&D alojada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra que reúne investigadores de todos os domínios da ecologia e ciências do território, integrando conhecimento desde os genes aos biomas, com o objetivo de estudar os mecanismos responsáveis pela manutenção da biodiversidade e pela composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas e ecossistemas. O CFE apresenta um forte compromisso com a transferência de conhecimento para o público em geral e para o setor produtivo, com ênfase na sustentabilidade dos territórios e bem-estar das comunidades locais.

A equipa

Ana Lígia Primo

Investigadora Pós-docno Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação Centro de Ecologia Funcional. Doutorada em Biologia pela UC em 2012, desenvolve investigação dedicada à biologia e ecologia de zooplâncton e larvas de peixes marinhos e estuarinos, e de como os fatores climáticos e ambientais influenciam as suas migrações, estrutura e dinâmica populacional. Nasua carreira publicou 17 artigos em revistas indexadas.

Arménio Coimbra Serra

Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Química da UC. Desenvolveu funções de coordenação em sete projetos de investigação científica, financiados por fundos comunitários e participou em 14. Redigiu e publicou vários artigos em revistas científicas.

Ana Rita Querido

Gestora de Inovação no UC Business, na área de saúde, recursos naturais, agroalimentar e ambiente. Presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra de 2017 a 2018. Representante de alunos de bacharelato e mestrado, no Conselho Geral da Universidade de Coimbra, de 2019 a 2020.

Cristina Nunes

Coordenadora de Marketing e Comunicação, no UC Business. Licenciada em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com mestrado em Marketing pela ISEG (Lisbon School of Economics And Management). Pós-graduada em Marketing Digital Aplicado pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).

Dina Maria Bairrada Murtinho

Professora Auxiliar no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Em Junho de 2006 concluiu o Doutoramento em Química, especialidade em Síntese Orgânica, com Louvor e Distinção, apresentando uma tese subordinada ao tema “Desenvolvimento de Novos Catalisadores Quirais para Alquilação e Redução”. Integra a equipa do programa doutoral Catalysis and Sustainability(CATSUS), aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem integrado vários projetos financiados pela (FCT).

Eduardo Bento

Aluno de Doutoramento no Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação CFE. Mestre em Ecologia pela UC em 2015, desenvolve investigação dedicada à ecologia de peixes marinhos e de como os fatores climáticos e ambientais influenciama utilização do habitat estuarino por juvenis, tendo-se focado recentemente na análise de dados de desembarques da Arte-Xávega em Portugal. Na sua carreira publicou um artigo em revista indexada.

Filipe Costa

Aluno do Mestrado em Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação CFE. Licenciado em Biologia pela Universidade de Algarve em 2018, desenvolve investigação dedicada à bioacumulação de contaminantes em peixes marinhos dacosta Portuguesa.

Filipe Martinho

Investigador Auxiliar Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação CFE. Doutorado em Biologia pela UC em 2009, desenvolve investigação dedicada à biologia e ecologia de peixes marinhos e estuarinos, e de como os fatores climáticose ambientais influenciam etapas críticas do ciclo de vida, tais como desova, migração larvar e recrutamento de juvenis. Na sua carreira publicou 41 artigos em revistas indexadas, e diversos relatórios técnicos, incluindo a mais recente avaliação da atividade de Arte-Xávega em Portugal.

Maria Margarida Lopes Figueiredo

Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Química. Doutorada em Engenharia Química desde 1997, pela UC. Tem integrado vários projetos e várias publicações em jornais científicos internacionais.

Miguel Pardal

Professor Associado no Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação CFE. Doutorado em Biologia pela UC em 1999, desenvolve investigação multidisciplinar dedicada à ecologia marinha e estuarina, e de como os fatores climáticos influenciam as comunidades a longo prazo. Na sua carreira orientou mais de 25 Doutoramentos, publicou mais de 250 artigos em revistas indexadas e diversos relatórios técnicos, incluindo a mais recente avaliação da atividade de Arte-Xávega em Portugal.

Joana Baptista

Investigadora Pós-docno Departamento de Ciências da Vida da UC, e pertence à unidade de investigação CFE. Doutorada em Biologia pela UC em 2013, desenvolve investigação dedicada aos efeitos de contaminantes e alterações climáticas em peixes marinhos e estuarinos, tendo-se focado recentemente na análise de dados de desembarques da Arte-Xávega em Portugal. Na sua carreira publicou 11 artigos em revistas indexadas, tendo participado também na mais recente avaliação da atividade de Arte-Xávega em Portugal.

Jorge Fernando Jordão Coelho

Doutorado em Engenharia Química pela UC, na especialidade de Processos Químicos desde Novembro de 2006, com a defesa pública da sua tese intitulada “New technologies for homopolymerization and copolymerization of vinyl chloride” (aprovação com distinção e louvor, por unanimidade). Foi Membro Integrado do Centro de Investigação em Engenharia de Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) do Departamento de Engenharia Química da FCTUC entre 2006 e 2014.

Jorge Manuel Santos Rocha

Doutorado em Engenharia Química pela UC, desde 1997, com a defesa da sua tese pública intitulada por “Lipase Immobilisation onto Polymeric Supports for Biocatalysis in Organic Medium”. Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Química da FCTUC. Tem redigido várias publicações internacionais e participado em vários projetos financiados por fundos comunitários entre outros.

Laura Alho

Coordenadora de PI no UC Business.

As parcerias

MARE - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente

Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar

Câmara Municipal da Figueira da Foz

Águas da Figueira

Empresas

SICOR

Nestes últimos anos, a SICOR tem trabalhado num projeto de colaboração com a UC no sentido de introduzir o poli (ácido láctico) (PLA) como matéria-prima para a produção de filamentos para uso em cordoaria. Desta colaboração resultou um produto filamentar de base PLA que serve de base à produção de fios e cordas, e que necessita de ser transferido para produção industrial.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO