a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

  • digitarlcapasmall

    Call aberta - Digital Journal of Archaeology, Architecture and Arts

    O volume V ( 2018 ) da DigitAR, aceita propostas de artigos até 31 de Janeiro de 2018, nas áreas de Arqueologia, Artes e Património. A colecção é editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e pode ser consultada em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/search/site/DigitAR.

    Mais informação
  • congressomarrocoimage

    Congresso em Ouarzazate, 13-14 de Abril – call for papers

    Congresso: Le capital humain et le Marketing territorial, vecteurs du développement durable dans les oasis et les zones de montagnes, 13-14 de Abril Ouarzazate, Marrocos

    Prorrogação do Prazo para inscrições: 12.01 2018 – diz respeito APENAS às propostas que incidirão sobre o eixo seguinte:

    Mais informação
  • Norastodadevo1

    Exposição

    No Rasto da Devoção. Escultura em Pedra no Convento de Cristo. Séculos XIV-XVI

    – Convento de Cristo, 31 de Janeiro – 27 de Julho de 2018

    Mais informação
  • zoo4

    Workshop de Métodos e práticas em Zooarqueologia

    O Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património vem divulgar o Workshop de Métodos e práticas em Zooarqueologia que irá decorrer no dia 20 de abril de 2018, Universidade de Coimbra (local a anunciar). Clique para abrir o programa.

    Mais informação
  • joaoruao1

    Colóquio A Europa (quase) toda em Coimbra.

    Regra e hibridismo na produção escultórica de João de Ruão.

    O Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte (GEMA) do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Instituto de História da Arte da FLUC e a École Pratique des Hautes Études (Sorbonne, PSL, équipe HISTARA 7347), organiza o Colóquio A Europa (quase) toda em Coimbra. Regra e hibridismo na produção escultórica de João de Ruão, a realizar em Coimbra (Portugal), entre 26 e 28 de Abril de 2018, no Museu Nacional de Machado de Castro.

    Mais informação
  • confbronze11

    "ENTRE O 3º E O 2º MILÉNIO AC: QUE TIPO DE VIRAGEM?"

    O Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património organiza o Seminário Internacional "ENTRE O 3º E O 2º MILÉNIO AC: QUE TIPO DE VIRAGEM?" Dias 16 e 17 de novembro na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Um espaço de debate que abordará as diferentes escalas de análise, a natureza dessas transformações, questionando as possibilidades interpretativas sugeridas pela mudança, em determinadas regiões, e ao longo do 3º e 2º Milénio AC.

    Mais informação

Apresentação

O Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (ex CEAUCP), Unidade de Investigação 281 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é uma UI&D na área da Arqueologia e das disciplinas que com ela interagem no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado. Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto e sedeado na Universidade de Coimbra, associa, no presente, investigadores das Universidades de Coimbra, Algarve, Porto, do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) e de diversas instituições ligadas ao património.

Coordenador científico: Maria da Conceição Lopes



Investigação

Áreas relacionadas com as Arquitectura Vernacular, Arqueologia Urbana, Arqueologia da América Latina, Arqueologia do Próximo Oriente e novos saberes como a Arqueogeografia foram sendo acrescentadas à investigação inicialmente estruturada em torno das temáticas: Pré-História Recente, Proto-História e Romanização, Arqueologia Medieval e Moderna e Epigrafia.

A nova organização CEAACP, agora realizada, acentuou esse ritmo de abertura a novas áreas temáticas e permitiu ampliar o conjunto de investigadores colaboradores para um quantitativo superior á soma daquele que reuniríamos em separado.

Do mesmo modo, a participação em projectos e redes nacionais e internacionais se configura como uma estratégia de investigação prioritária.



Divulgação

A organização, autonomamente ou em parceria com estruturas científicas nacionais e internacionais, de Conferências, Seminários, Fóruns, Colóquios, Mesas Redondas e Cursos experimentais, é assumida como parte integrante do processo de investigação, enquanto espaço de debate e transferência de conhecimentos.

O estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas tem, naturalmente, os mesmos propósitos de espessar quantitativa e qualitativamente os objectivos da investigação e da transferência e aplicação de conhecimentos.

Publicações próprias e de colaboração constituem um veículo fundamental de divulgação da investigação que se promove e debate no CEAACP.