COVID19: A UC, através da FEUC e do CeBER, a CIM RC e o IPN criam Plataforma para o Desenvolvimento da Região de Coimbra

Plataforma Coimbra 2030

A Universidade de Coimbra (UC), através da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)  e do Centre for Business and Economics Research (CeBER), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN) unem esforços para enfrentar a crise provocada pela pandemia de COVID-19, através da criação da “COIMBRA2030 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região de Coimbra – Task Force Covid19 – UC-CIM-IPN”.

A iniciativa, que é coordenada pelo CeBER – Centre for Business and Economics Research, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), visa colocar o saber e o conhecimento da Universidade de Coimbra a olhar para o futuro, apoiando o desenvolvimento económico e social futuro da Região de Coimbra. Trata-se de um trabalho verdadeiramente colaborativo com os parceiros da região, num momento em que a solidariedade é fundamental, com vista à recuperação económica e social da Região de Coimbra no quadro pós pandémico.

Trata-se de um projeto muito importante, de sinergia entre instituições que pretende recolher e disponibilizar informações e práticas, regionais e internacionais, que apoiem à tomada de decisão dos agentes regionais, efetuar estudos de suporte ao desenvolvimento das políticas públicas, bem como apoiar a elaboração da estrutura de acompanhamento; formular recomendações para a definição de medidas e monitorização das Medidas de Apoio a Empresas e Famílias da CIM RC e respetivos Municípios.

Esta “Task Force Covid19” tem como âmbito geográfico os 19 municípios da CIM RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Além dos parceiros fundadores, a plataforma contará com a colaboração de outras instituições, tais como o IAPMEI, CCDR, INE, Estruturas Empresariais e do Terceiro Setor, Responsáveis Públicos e Organizações Setoriais, Clube MBA FEUC, Proteção Civil, organizações sindicais, entre outras.

Mais informações sobre a plataforma em: http://coimbra2030.pt/