Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Working paper do CeBER destacado no Portuguese Economy Research Report

29 julho
Survival function of zombies before and after the reforms
Survival function of zombies before and after the reforms

O artigo "Giving Zombie Firms a Second Change: An assessment of the reform of the Portuguese Insolvency Framework", CeBER Working-Paper, de Ernesto Nieto-Carrillo, Carlos Carreira e Paulino Teixeira foi recentemente destacado  no Portuguese Economy Research Report, cujo objetivo é cobrir a investigação mais importante acerca da economia portuguesa. Este blog tem como curador Rui Albuquerque, Professor no Boston College e CEPR, e por Domingos Seward, do Banco de Portugal.

Os resultados desta investigação mostram que a probabilidade de uma empresa se manter como "zombie" diminuiram após as reformas introduzidas em 2012 (ver figura), mostrando assim o sucesse dessas reformas. O novo enquadramento institucional parece, em particular, ter um efeito maior no que se refere à recuperação do que à saída das empresas do mercado. A probabilidade de uma empresa  "zombie"  se manter nesse estado no ano seguinte diminuiu em 8 pontos percentuais após a reforma do regime de insolvência em 2012.

https://research.pej.pt/2022/06/giving-zombie-firms-a-second-chance/