Investigadores do CeBER irão desenvolver instrumentos para apoiar a Administração Pública

9 fevereiro
Protocolo PlanAPP FEUC
© FEUC

O Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), com apoio do CeBER, assinaram a 8 de fevereiro um protocolo sentido de promover o desenvolvimento de instrumentos de análise e modelos utilizáveis no planeamento, estimular a investigação aplicada e a formação avançada em políticas públicas e concretizar diversas formas de capacitação da Administração Pública.

O protocolo inclui o desenvolvimento de um modelo de análise das economias regionais e do impacto dos investimentos, públicos ou privados, no desenvolvimento económico de cada região, em particular, e do país no seu todo. A metodologia, baseada num modelo de base input-output a nível regional, possibilita identificar os efeitos de disseminação dos investimentos em cada região.

O projeto inclui ainda o desenvolvimento de um software de simulação do impacto regional de choques económicos (por exemplo, investimentos públicos ou privados, alterações estruturais e sectoriais), que o PlanAPP disponibilizará a outras entidades da Administração Pública, fornecendo a formação adequada à sua utilização. O trabalho técnico-científico será coordenado pelo Professor Doutor Luís Cruz, docente da FEUC e investigador do Centre for Business and Economics Research (CeBER), em estreita articulação com o Professor Doutor João Pedro Ferreira, docente da Universidade da Flórida (EUA), convidado para o efeito pelo PlanAPP.