Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Biografia resumida

Margarida Mano, doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton [Reino Unido], mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, exerce funções docentes na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1986, nas áreas de Economia (políticas económicas) e de Gestão (gestão estratégica, avaliação Institucional e gestão da qualidade).

Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019). Antes havia sido Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (2011-2015) com as competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social. Iniciou a sua carreira profissional na Banca (1987-1996), onde desempenhou funções de direção comercial. Na Universidade de Coimbra exerceu ainda funções Pró-Reitora (2009-2011) e Administradora (1996-2009) .

As suas áreas de interesse de investigação abrangem a Gestão do Ensino Superior, Governação e Transparência, bem como  Prospetiva, Planeamento por Cenários, Inovação e Estratégia. É autora de várias publicações, livros e artigos em jornais científicos internacionais (Revista de Administração Pública ; Perspectives: Policy and Practice in Higher Education; Journal of US-China Public Administration). Tem também participado, enquanto membro e como coordenadora em projetos de investigação e de transferência de conhecimento. È investigadora no CeBER.

Publicações

(2017) The Role of General Councils in the Supervision of the Organizational Performance of Higher Education Institutions. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences, 11, 2545 – 2559.
Autores
(2015) Roteiro do plane(j)amento estratégico: percursos e encruzilhadas do Ensino Superior no espaço da Língua Portuguesa. Imprensa da Universidade de Coimbra, 517.
Autores
(2015) Creativity Management in the Public Sector.
Autores
(2015) Implications on the Design and Methodology of a Strategic Planning Process in a University.
Autores
(2015) Key Performance Indicators in Higher Education Institutions-Average Time of Completion a Degree.
Autores

Contactos

Morada

Web e Email

Email
mimano@fe.uc.pt