Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Conferências, Seminários e outras actividades realizadas em 2002

Para além do trabalho desenvolvido no âmbito das diferentes linhas de investigação e dos projectos transversais em curso, o CELGA esteve envolvido, em 2002, num conjunto de actividades que importa destacar.

  • Participação na exposição Variações em I, organizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (16 de Novembro a 7 de Dezembro, Sala da Cidade) e integrada no programa de actividades de Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003.
  • Em articulação com o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), o CELGA apresentou à Fundação Calouste Gulbenkian um projecto intitulado Contribuição da Linguística para a formação contínua de professores de Português, com os seguintes objectivos: (i) assegurar, num período de três anos, acções de formação contínua em diferentes áreas da Linguística, destinados a docentes de Língua Portuguesa dos Ensinos Básico e Secundário, de acordo com programas a estabelecer posteriormente; (ii) produzir materiais de apoio que, partindo de pressupostos teóricos relevantes, privilegiem a descrição adequada aos diferentes níveis de ensino, contribuindo assim para a actualização dos docentes, condição necessária para um ensino de Português de maior qualidade.
  • Celebração de um protocolo de cooperação científica com a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que concretiza uma vez mais o empenho do CELGA em promover e reforçar relações de intercâmbio com outros pólos de investigação nacionais.
  • Realização de uma sessão de trabalho com investigadores do Centro de Linguística Aplicada de Trondheim (Noruega), com produtiva troca de informação sobre áreas de investigação de interesse comum, primeiro passo para uma futura articulação de projectos no plano internacional.
  • Realização de um ciclo de Seminários de Linguística, dando continuidade ao trabalho de formação e permanente actualização dos pós-graduandos que neste Centro desenvolvem a sua actividade. Integraram este ciclo os seguintes seminários:

Janeiro

  • «Delimitação de unidades lexicais»
Seminário orientado pela Profª Doutora Margarida Basílio, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (em colaboração com o Instituto de Língua e Literatura Portuguesas), no dia 25.

Fevereiro

  • «La estructura estratificada del SCOMP. Un caso de variación sintáctica»
Conferência proferida pela Profª Doutora Violeta Demonte, da Universidade Autónoma de Madrid, no dia 22.
  • «A lexicografia bilingue Português e Alemão – considerações metalexicográficas e experiências pessoais»
Conferência proferida pelo Prof. Doutor Lutz Hoepner, da Universidade Humboldt, de Berlim, no dia 26.

Março

  • «Sintaxis histórica, discurso oral y discurso escrito»
Seminário orientado pelo Prof. Doutor Rafael Cano Aguilar, da Universidade de Sevilha, no dia 8.

Abril

  • «Delicadeza linguística em português: perspectivas comparativas para o estudo de interacções verbais»
Conferência proferida pela Profª Doutora Maria Helena de Araújo Carreira, da Universidade de Paris VIII, no dia 12.
  • «A construção dinâmica do sentido. Categorização e polissemia»
Seminário orientado pelo Prof. Doutor Augusto Soares da Silva, da Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa, no dia 19 (em colaboração com o Instituto de Língua e Literatura Portuguesas).

Maio

  • «Language and the integration of migrants: the Austrian debate»
Conferência proferida pelo Prof. Doutor Hans-Jürgen Krumm, da Universidade de Viena, no dia 14 (em colaboração com o Instituto de Estudos Alemães).

Setembro

  • «Língua escrita e a aquisição/aprendizagem de uma segunda gramática»
Conferência proferida pela Profª Doutora Mary Kato, da Universidade Estadual de Campinas, no dia 27.

Dezembro

  • «Expressão Idiomática – Símbolo – Reflexões sobre o Signo Linguístico»
Conferência proferida pelo Prof. Doutor Hans Schemann, da Universidade do Minho, no dia 12 (em colaboração com o Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos).

Todas as actividades desenvolvidas pelo CELGA foram financiadas pela FCT, estando esse financiamento inscrito no Programa Operacional Ciência, Tecnologia e Inovação (POCTI), do Quadro Comunitário de Apoio III, comparticipado pelo FEDER e por fundos nacionais.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas