Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Maria Carmen de Frias e Gouveia

Grau Académico: Equiparação a Mestre (Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica) em 1994, com o trabalho Um aspecto de morfologia histórica: o género gramatical dos substantivos e adjectivos em português; Licenciaturas em Línguas e Literaturas Modernas (Francês / Inglês, em 1985, e Português / Francês, em 1988)

Departamento e Instituição: Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Secção de Português) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Endereços de correio electrónico: mcfg@fl.uc.pt; mcargouv@fl.uc.pt (institucionais) e carmen.gouveia@clix.pt (pessoal)

Domínio de especialização: História da Língua Portuguesa e Morfologia Histórica (Género gramatical)

Interesses actuais de investigação: História da Língua Portuguesa em geral, Onomástica (Antroponímia e Toponímia da região Centro de Portugal)

Publicações

“Reflexos do português antigo na linguagem popular e regional: o género gramatical” In: Biblos, Revista da Faculdade de Letras, vol. VII (II série): Sociedade em Tumulto. Coimbra, FLUC, 2009, p. 429-449.

“O género dos nomes de animais em Português: descrição e história". In: Biblos. Revista da Faculdade de Letras, vol. IV (2ª série): Cidade(s) e Cidadania. Coimbra, 2006, p. 381-396.

“A categoria gramatical de género do Português antigo ao Português actual”. In: Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005, vol. 2, p. 527-544. (Disponível online em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4584.pdf )

“Para uma descrição do género gramatical em Português”. In: Biblos. Revista da Faculdade de Letras. Vol. III (2ª série): Cultura e Desenvolvimento. Coimbra, 2005, p. 201-246.

“Considerações sobre a categoria gramatical de género. Sua evolução do latim ao português arcaico”. In: Biblos. Revista da Faculdade de Letras, vol. II (2ª série): Ocidente. Oriente. Coimbra, 2004, p. 443-475.

Comunicações

Comunicação intitulada “Conhecer a história da língua portuguesa … para quê?”, apresentada ao V Colóquio de Língua Portuguesa: “A investigação-acção, a Escrita e a História – Transversalidade na prática docente”, promovido pelo Instituto Duarte de Lemos, de Trofa do Vouga - Águeda, em 9 de Abril de 2008, a convite do mesmo Instituto.

Orientação, no âmbito das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Português (Faculdade de Letras de Coimbra, 17 e 18 de Novembro de 2005), de uma oficina, subordinada ao tema “Métodos e contributos da Linguística Histórica para a abordagem de um texto antigo na aula de Português”, que teve lugar no dia 18 de Novembro. Publicada em MARTINS, Cristina, Albano Cabral FIGUEIREDO, Isabel PEREIRA e Luísa Azevedo (Orgs.), Os programas de Português nos Ensinos Básico e Secundário. Actas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra, ILLP / FLUC, 2008, p. 231-247.

Comunicação apresentada ao XVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, sobre “O género dos estrangeirismos usados na língua portuguesa”. Porto, 4 de Outubro de 2002. Publicada em Actas do XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Porto, 2002). Lisboa, APL, 2003, p. 411-419.

Comunicação apresentada ao Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil, com o título “O género gramatical dos nomes em Portugal e no Brasil”. Évora, Maio de 2000. Publicada em versão aumentada e actualizada em Biblos. Revista da Faculdade de Letras, vol. V (2ª série): Universidade – um passado com futuro. Coimbra, 2007, p. 263-276.

Comunicação apresentada ao XIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, com o tema “A propósito do masculino genérico em Português", em Aveiro, a 28 de Setembro de 1998. Publicada em: Actas do XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Aveiro, 1998. Braga , APL, 1999, vol. II, p. 21-28.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas