Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Maria da Conceição Carapinha Rodrigues

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra


Grau académico: Professora Auxiliar

Filiação: Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Endereço de correio electrónico:  mccarapinha@ci.uc.pt

Domínio de especialização: Pragmática Linguística, Análise do Discurso, Linguística Jurídica

Interesses actuais de investigação: Linguística Jurídica, Análise do Discurso e Estudos de Tradução, Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa enquanto língua materna e língua segunda (a construção da referência anafórica)

Publicações

(2011) Comunicação e Justiça – o texto legislativo. In: Carlos Camponez, Rita Basílio, Ana Teresa Peixinho (coords.). Justiça e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (no prelo).

(2008) Discurso Judiciário, Comunicação e Confiança. In: O Discurso Judiciário, A Comunicação e a Justiça. V Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura. Coimbra: Coimbra Editora.

(2007) Linguagem, Discurso e Direito - algumas questões de Linguística Jurídica. In: Revista do Ministério Público, n.º 111.

(2006) CONTRIBUTOS PARA A ANÁLISE DA LINGUAGEM JURÍDICA E DA INTERACÇÃO VERBAL NA SALA DE AUDIÊNCIAS  (Tese de Doutoramento e Anexos)

(2004) Vagueza e argumentação judicial. In: Colóquio Da Língua e do Discurso, (Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Novembro de 2003. (agora também em Fátima Oliveira e Isabel Margarida Duarte (org.), 2004, Da Língua e Do Discurso. Porto: Campo das Letras).

Comunicações

(2010) Linguística e Direito: algumas áreas de investigação da Linguística Jurídica. (Centro de Estudos Judiciários – Lisboa – 18 de Outubro).

(2010) Alguns aspectos do metadiscurso em contexto forense. Comunicação apresentada ao 26.º Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românicas. Valência (6-11 de Setembro de 2010).

(2010) A linguagem ‘no banco dos réus’: alguns aspectos da Linguística Jurídica. (Ciclo de Seminários do CELGA – 18 de Março).

(2008) Aplicações da Linguística Jurídica à comunicação na prática forense – comunicar e narrar. In: Curso de Especialização: Boas Práticas Forenses – Comunicar, Narrar, Persuadir e Julgar (Centro de Estudos Judiciários – Lisboa – 28 de Março).

(2007) Linguística e Direito - Reflexões e Intersecções. (República do Direito - Associação Jurídica de Coimbra – 21 de Maio).

(2005) Tipologia Textual / mecanismos de coerência e de coesão operantes na construção dos tipos textuais. (III Jornadas Científico Pedagógicas de Português – Coimbra – 17 de Novembro).

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas