Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Cristina Martins

Grau Académico: Professora Auxiliar

Filiação: Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Endereço de correio electrónico: cristina.sp.martins@gmail.com

Domínio de especialização: Bilinguismo/Contacto de línguas, Psicolinguística, Sociolinguística

Interesses actuais de investigação: Aquisição e aprendizagem de L2, Desenvolvimento metalinguístico, Avaliação psicolinguística (fins clínicos e educacionais)

Publicações

(2010, no prelo).  "Avaliação da Inteligência Pré-mórbida: Construção da versão experimental de um Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI)". Em co-autoria com Lara Alves e Mário R. Simões. In: Psychologica, 52.

(2010, no prelo). "O mirandês face ao português e o castelhano. Elementos para uma breve caracterização linguística e sociolinguística de um idioma minoritário". In: Lenguas minorizadas de Europa: rasgos distintivos, situación y pervivencia. Volume a editar pela Editorial Compostela Group Universities, p. 282-301.

(2008). Línguas em contacto; "saber sobre" o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

(2002) "The Schooling Process and Awareness of the Standard". Em co-autoria com Isabel Almeida Santos. In: Language Awareness, vol. 11 (4), 2002, p. 229‑239. http://www.multilingual-matters.net/la/011/0229/la0110229.pdf
(1999) Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa. Em co-autoria, com coordenação de Manuela Barros Ferreira e Domingos Raposo. Miranda do Douro/Lisboa: Câmara Municipal de Miranda do Douro/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa  http://mirandes.no.sapo.pt/LMRNconvencao.pdf

Comunicações

(2009/2010). "Metodologias de ensino de PL2 à medida dos aprendentes". Comunicação oral, em co-autoria com Isabel Pereira, apresentada (i) no seminário Metodologias e materiais para o ensino do Português como Língua Não Materna (PLNM). Organização: ILTEC/Associação de Professores de Português. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 29.10.2009; (ii) no colóquio Múltiplos Olhares sobre o Bilinguismo. Organização: Centro de Estudos Humanísticos. Braga, Universidade do Minho, 20.11.2009 e (iii) nos Seminários@CELGA. Coimbra, FLUC, 12.2.2010.

(2009). "The estimation of premorbid intelligence levels in Portuguese speakers: The Irregular Word Reading Test (TeLPI)". Comunicação, sob a forma de Poster, em co-autoria com Lara ALves e Mário R. Simões, apresentada na 10th European Conference on Psychological Assessment. Faculty of Psychology and Educational Sciences, Ghent University, Belgium.

(2009). "Avaliação da Inteligência Pré-mórbida: Dados Preliminares da Versão Final do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI)". Comunicação, em co-autoria com Lara ALves e Mário R. Simões, apresentada na 23.ª Reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência. Grande Hotel do Luso.

(2008). "PAL 22: Uma prova de leitura oral de palavras". Comunicação, em co-autoria com Maria Isabel Ferraz Festas, apresentada no 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga, Instituto de Estudos da Criança (Universidade do Minho).

(2008). "Aquisição e aprendizagem de L2: fundamentos para uma distinção conceptual e consequências para o ensino de línguas não maternas". Comunicação seleccionada e apresentada no Encontro sobre Português como Língua Não Materna. Organização da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Produção científica completa

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas